Gerencie seu chefe
5 de fevereiro de 2019O desafio de suceder uma lenda
5 de fevereiro de 2019Luiza Helena, Ricardo Semler e Roberto Justus: o supra-sumo da liderança para você
O fim de ano está aí. É hora de fazer um balanço de tudo que aconteceu em 2007 e começar o planejamento para os próximos 12 meses. Repetir o que foi bem-sucedido e repensar o que não deu certo.
Winston Churchill, ex-primeiro-ministro britânico, disse certa vez: “Eu, certamente, não sou um daqueles que precisam ser estimulados. Na realidade, sou o estímulo”. Foi pensando nisso que a Venda Mais resolveu fechar 2007 com grandes conselhos de liderança, dados por quem entende do assunto como ninguém: Luiza Helena, Ricardo Semler e Roberto Justus.
Confira com bastante atenção e pense: “Que tipo de líder eu quero ser?” ou, então, “que tipo de líder eu quero ter?”. Pode ser o primeiro passo para um 2008 de muito sucesso para sua empresa e/ou sua carreira.
A liderança do presente
Sob sua administração, um pequeno empório passou de 32 lojas para mais de 2 mil lojas lojas em todo o Brasil. Estamos falando de Luiza Helena, empreendedora que transformou o Magazine Luiza na loja de vendas no varejo de perfil mais competitivo do Brasil e mantém a empresa, há anos, entre as melhores do País para se trabalhar.
Tamanha expansão e sucesso têm sua procedência em dois pontos. O primeiro é a valorização do cliente, a quem ela carinhosamente chama de patrão. “Não se deve menosprezar a inteligência do cliente. Inclusive porque não posso tratar mal meu patrão. É o cliente quem paga nosso salário”, declara.
O segundo é a valorização dos funcionários. Luiza Helena deu status aos vendedores e os conscientizou da importância de ser melhor a cada dia. “Se você for regular, vai disputar com muitos. Se você for excelente, vai disputar com poucos”. Esse é seu lema.
Para ela, empresa contemporânea que vise o sucesso precisa de algumas características especiais:
– Descentralização do poder.
– Equipe alinhada e comprometida.
– Modelo de gestão voltado para pessoas.
– Busca constante pela inovação.
– Serviços como diferencial.
– Tecnologia a serviço do cliente.
– Agressividade de mídia.
– Alianças e parcerias.
Mas apenas isso não basta, é preciso que o profissional também esteja antenado com as exigências do mercado atual:
– Pessoas corajosas, que não se fazem de vítimas.
– Procuram soluções, não culpados. Fazem acontecer, têm atitude.
– Adaptam-se às mudanças e assumem riscos.
– Têm energia e senso de humor.
– Estão constantemente preocupadas com a inovação.
– Profissionais com visão de resultados.
A liderança do futuro
Ricardo Semler transformou a empresa familiar criada por seu pai, em 1953, em um poderoso grupo empresarial de mais de 30 empresas, empregando cerca de 3 mil pessoas e envolvida nas mais diferentes atividades. Todo esse sucesso foi obtido graças a um democrático sistema de gestão participativa que o levou a receber vários prêmios. Ele começou a contar sua trajetória no livro Virando a Própria Mesa. Suas obras estão publicados em 31 idiomas em 134 países e venderam mais de 2 milhões de exemplares.
Ruptura e ousadia são palavras que já fazem parte do seu dia-a-dia. Para ele, acreditar em regras é muito perigoso, pois na prática as coisas normalmente são muito diferentes da teoria. Sua forma de gestão é tão inovadora e arrojada que faz muitos empresários torcerem o nariz. Ele delegou poder, concedeu horas livres para os funcionários, tratando-os com mais liberdade, abrindo espaço para a criatividade e a ousadia.
“A forma tradicional de trabalho está defasada. Temos uma mentalidade organizacional centralizada. Por exemplo: não se deve cobrar o funcionário diariamente, com horário de entrada e saída do trabalho. Estabeleça uma meta mensal e deixe que cada um faça e planeje seu horário. E que faça isso no menor tempo possível. Afinal, para que ficar oito horas na empresa se consegue fazer o trabalho em seis? O tempo que sobra, deixe que o funcionário invista em qualidade de vida”, recomenda.
Achou pouco? Então, confira outros detalhes da gestão inovadora de Ricardo Semler:
Todos são tratados por pessoas. Termos como funcionário, empregado e subordinado, entre outros, não são usados.
A empresa não usa organogramas formais. Isso porque, mais importante que ter um cargo importante, é fazer com que as pessoas aprendam sempre mais.
As pessoas mudam de cargo e de área de tempos em tempos. Além disso, têm total liberdade para falar, agir ou se expressar.
– Pressões, medo, gritos ou qualquer tipo de desrespeito são considerados como incapacidade de liderança, insegurança ou mau uso da autoridade.
– Todos são avaliados por todos. O líder avalia o colaborador e vice-versa.
Programa de participação nos lucros. Loucura? Revolução? Não! Apenas uma forma de administração diferente de administrar a vida, a empresa e, principalmente, a vida de outras pessoas. O resultado de tudo isso? Sentimento de orgulho, satisfação e fidelidade estampada no rosto de toda a equipe, além de aumento no balanço da empresa de 27% ao ano por mais de uma década.
A liderança de sempre
Considerado um dos principais publicitários do Brasil, Roberto Justus é presidente do Grupo NewComm, detentor de agências de publicidade como Y&R Brasil e Dez Brasil. Foi apresentador das três edições brasileiras do programa O Aprendiz, exibido pela Rede Record, e é autor do livro Construindo Uma Vida.
Com anos de bagagem empresarial e a experiência de demitir pessoas em rede nacional, ele aponta as 10 características fundamentais a qualquer líder de sucesso:
1- Determinação e competitividade – Não deixe que as dificuldades no meio do caminho façam você desistir, elas devem servir apenas como motivação adicional. “O líder determinado consegue transformar a empresa, as pessoas, a sociedade e, algumas vezes, até o mundo em que vive”, comenta.
2- Caráter – É o compromisso com valores como atenção, dedicação, ética, honra, perfeccionismo, respeito, responsabilidade, transparência e verdade. “Franqueza, transparência e respeito são características imprescindíveis em qualquer líder. Devemos respeitar para sermos respeitados. Até porque respeito não se impõe, se conquista”, recomenda.
3- Ênfase – Se você for agir sem um mínimo de ênfase, é melhor não começar nada. No mercado de hoje, não basta ser competente. É preciso ser enfático em tudo que faz.
4- Obsessão por resultado – Só se envolva em um projeto ousado se você tiver certeza de que será capaz de concluí-lo. Evite ser um profissional com muita iniciativa e pouca “acabativa”.
5- Visão – Em um mundo cada vez mais competitivo, o vencedor não é apenas quem faz melhor agora, mas quem vê melhor lá na frente. “O que importa não é o tamanho de uma empresa, mas o tamanho da visão que ela tem”, lembra.
6- Humildade – O início do fim de qualquer profissional acontece quando ele se considera melhor que os outros.
7- Reconhecimento – É preciso saber dar crédito a quem merece. Mas cuidado! Um elogio do líder pode gerar entusiasmo e motivação. Uma crítica exagerada ou mal colocada pode acabar com a carreira de uma pessoa. “Quanto mais rápido, direta e honestamente um líder comunicar o erro cometido à equipe, mais ele reafirma o vínculo de confiança ao seu redor”, recomenda.
8- Espírito inovador – Devemos quebrar paradigmas e aceitar a inovação. Afinal, mudança é o único estado permanente. “Sem inovação todos nós estamos condenados à decadência, por força do tédio e da monotonia. Resista ao lugar comum”, aconselha.
9- Atenção aos detalhes – Grandes realizações só são possíveis quando se presta a devida atenção aos pequenos começos. “Não devemos fazer microgerenciamento, mas detalhes fazem toda a diferença”, afirma.
10- Paixão pelo que faz – Uma empresa de sucesso é resultado de um grande trabalho, mas principalmente de pessoas felizes e apaixonadas. “Sucesso profissional é lucro, notoriedade e reconhecimento. Sucesso pessoal é felicidade.
Lembre-se de que dinheiro não traz felicidade, mas felicidade traz
dinheiro”, finaliza Justus.
Fonte: VENDA MAIS – Dezembro/2010 – Pág. 60 a 63.