O lado bom de um chefe linha dura
5 de fevereiro de 2019O executivo cordial
5 de fevereiro de 2019Fazer boas perguntas e ouvir todas as respostas é um diferencial competitivo
Saber ouvir é hoje uma das competências mais exigidas no mundo executivo e faz uma enorme diferença no crescimento evolutivo de um profissional. Parece simples dito assim em tão poucas linhas. No entanto, você sabe mesmo o que é isso quando está com alguém ou com sua equipe? Em primeiro lugar, é saber ouvir ativamente, demonstrando ao seu interlocutor o seu interesse por meio do olhar, da expressão corporal e das perguntas estimuladoras. Saber ouvir é fundamentalmente ter interesse pelas pessoas e, mais ainda, ter respeito por suas ideias e opiniões. Quem sabe ouvir dessa maneira aprende mais, entende mais, conhece mais.
Procure se lembrar da última conversa que teve. O que você realmente lembra dela? Essa síndrome moderna de que estamos todos perdendo a memória, atolados no excesso de informações à nossa volta, é uma meia verdade. Muitas vezes você não se lembra porque não ouviu atentamente. A impressão é que algumas pessoas têm uma chave do tipo on/off que é desligada quando o assunto é complexo ou não desperta seu interesse. Mas o que é um assunto do seu interesse? E aí aparece outro sintoma dessa surdez executiva: egoísmo — ter a vida centrada no próprio umbigo. Muitos estão surdos por pura falta de interesse nos outros.
E por que falar tanto, agora, de saber ouvir? Primeiro não é de agora! Os nossos parentes mais idosos já diziam: “Uma boca só para falar, mas dois ouvidos para ouvir melhor”. O que mudou hoje é o processo de aprendizado dentro das organizações. Estruturas enxutas, equipes multifuncionais, tempo escasso. O resultado é que os executivos acabam tendo que aprender no dia-a-dia. “On the job”, para usar um jargão conhecido. E, para aprender enquanto trabalha, você precisa saber ouvir atentamente. Não é só capacidade de concentração, é disposição de ouvir tudo que está sendo dito. Ouvir com os dois ouvidos e sem achar que já entendeu, ou que já sabe o que vai ser dito. Por favor, não ligue a tal chavinha que coloca o interlocutor em mute.
Gosto muito da expressão
poética de ouvir com os olhos. Ela mostra claramente uma característica de
quem ouve atentamente. É o famoso “olho no
olho”. Muito difícil conversar com quem desvia o olhar, ou olha sem ver,
ou ainda olha para cima ou por cima de você. Olhe nos olhos quando conversar
e as palavras terão um sentido completo. Finalmente, vale a pena lembrar que o
moderno líder, neste mundo onde as situações inéditas superam as repetitivas,
é aquele que sabe fazer as perguntas e ouvir todas as respostas para tomar a
decisão coletiva. Portanto, ouça, ouça e ouça de forma inteligente! Viver é
aprender um pouco a cada dia. Ouviu?
Fonte: VOCÊ S/A – Junho de 2007 – Pág. 54.