Manual do Chefe Competente
5 de fevereiro de 2019Perfil do Executivo brasileiro: cooperativo, machista e apegado ao poder
5 de fevereiro de 2019Atualmente, no Brasil, é impressionante o número de empresas que
aproveita algum modismo ou oportunismo de mercado existente. Essas companhias
esquecem, não sabem ou simplesmente resolvem não aplicar uma das ferramentas
mais importantes de qualquer organização ou empreendimento de sucesso: o
planejamento. A busca desesperadora pelos lucros é tão grande que elas próprias
nascem esquecendo ou deixando de lado fatores importantíssimos. Se a empresa
está buscando lucros, sobrevivência, retorno sobre investimento, metas de
crescimento ou participação de mercado, isso deve estar bem definido em
qualquer negócio.
O planejamento estratégico é o processo que realmente mobiliza as pessoas e a
empresa para construir e escolher que tipo de futuro deseja. Ele não pode ser
ignorado tão facilmente como está acontecendo hoje. O estabelecimento da visão
do negócio ocorrerá quando estratégias não convencionais, desconhecidas e contra
intuitivas foram consideradas. Exigindo que sejam levados em consideração
quatro componentes fundamentos de uma boa estratégia: clientes, fornecedores,
concorrentes e a empresa.
Uma estratégia pró-ativa freqüentemente começa com objetivos de negócio e com
requisitos de serviço aos clientes. Cada elo da companhia deve ser planejado e
balanceado com todos os outros, num processo integrado de planejamento. O
projeto do sistema de gestão e controle deverá completar o ciclo de
planejamento da empresa.
Existem vários níveis de planejamentos. Porém, todos devem ser capazes de
responder aos questionamentos: o que? Quando? Como? E onde? Seja no nível
estratégico, tático ou operacional. O planejamento estratégico é considerado
como sendo o planejament0o de longo alcance, no qual o horizonte de tempo é
maior do que um ano, é muito comum nas empresas brasileiras encontrarmos
planejamentos da ordem de cinco anos. Devido ao seu planejamento temporal
longo, o planejamento estratégico opera com dados que são continuamente
incompletos e imprecisos.
O planejamento tático envolve um horizonte de tempo intermediário, geralmente
um ano ou menos. E o planejamento operacional é considerado a tomada de decisão
de curto prazo, normalmente feita em horas, dias ou semanas., Neste último
tipo, normalmente encontramos dados muito acurados e precisos, e seus métodos
dever ser capazes de manipular um grande volume de dados.
Portanto, nos próximos anos, as empresas que não forem capazes de ter um
planejamento e visão clara de como se diferenciar umas das outras e serem
únicas no que fazem serão facilmente aniquiladas pelos concorrentes. Podemos
concluir que diante de tantas transformações que estão ocorrendo nestes últimos
anos, qualquer empresa que deseja ter sucesso, terá de ajustar seu perfil e não
se esquecer: planejar é preciso.
Fonte:
Banas Qualidade, Gestão, Processos e Meio Ambiente, abril/2003 – pg. 66