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Sergio Luiz de Jesus

Um dos fundamentos da estratégia de marketing reza o seguinte: se você não pode ser o primeiro em determinado segmento, crie um novo segmento em que seja o primeiro.

Quando analisamos a evolução do mercado consumidor e descobrimos que ele se torna cada dia mais exigente, vemos que este princípio faz sentido. Afinal, o velho e superado conceito de que todos gostam de ser atendidos e tratados do mesmo jeito e que o mesmo produto será aceito por todos os consumidores, o que se convencionou chamar de “mercado de massa”, está cada vez mais superado.

Tal evolução tem criado segmentações cada vez mais pronunciadas com relação a produtos e, principalmente serviços, de modo a satisfazer os vários graus de exigência do consumidor. Hoje é possível encontrar os mais variados tipos de produtos e serviços para os mais variados gostos, desde versões econômicas, voltadas para o baixo custo, até as mais sofisticadas, direcionadas ao consumidor que quer conforto e comodidade. Este é o princípio da segmentação de mercado: identificar uma categoria de consumidores (nicho), mensurá-la, pesquisar de que modo esta categoria deseja ser atendida e o quanto se dispõe a pagar por isso, providenciar a estrutura de atendimento e de produção compatível com esta demanda e oferecê-la a este mercado. O resto é lucro.

Para citar um exemplo de alta segmentação, podemos mencionar a gastronomia. O convencional era ir a um restaurante para jantar e consultar o cardápio. Depois surgiram os serviços self service, onde o consumidor monta seu próprio cardápio. Posteriormente, os serviços de entrega a domicílio (delivery) ganharam espaço. Agora, a gastronomia in house (uma equipe do restaurante vai preparar a comida na casa do consumidor) começa a ganhar espaço. É uma forma de manter a privacidade, contar com uma comida especial feita na hora, preparada por profissionais especializados e servida dentro do ritual dos restaurantes finos (o custo, não é o mais importante para o consumidor que quer  tratamento especial).

Assim, leitor, se você fabrica algum produto ou presta serviços, não se preocupe tanto com o tamanho do seu empreendimento. O importante é que você se especialize num nicho de mercado e seja o melhor nele. Mas, para ser um especialista em certo tipo de consumidor, você deve pesquisar e conhecer muito bem o que ele quer, de que forma atuar e o melhor preço a ser cobrado. Lembre-se também que toda a sua estrutura deve estar voltada para uma excelente prestação de serviços. Elimine a burocracia, a frieza no atendimento e treine bem sua equipe. Enterre o conceito de que consumidor “é tudo igual”.

Agindo assim, pode ser que você não seja o maior, mas se tornará o melhor no campo em que atua.

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