RH13- Didática e Comunicação para profissionais de treinamento PDF Imprimir E-mail
Sex, 31 de Janeiro de 2014 18:10

Objetivo: Aperfeiçoar a comunicação e didática para profissionais que precisam multiplicar informações, atualizando procedimentos e práticas.

 

Público-Alvo: Profissionais de T&D, multiplicadores internos, gerentes e líderes e demais profissionais que necessitam comunicar-se e transmitir conhecimentos e informações para grupos internos e externos.

 

Conteúdo programático (16 horas)

 

. Aspectos Físicos e Posturais do Apresentador

. Trabalhando as Ferramentas Pessoais da Apresentação

            . O bom uso da voz

            . Como usar as mãos corretamente

            . A expressão facial

            . O deslocamento no palco

            . Gestos e postura física

            . Distância do público, contato e approaching

            . Como trajar-se corretamente

            . Uso correto de equipamentos, projetores, data show, etc

. A postura correta

. Controle Emocional através da respiração

. Posicionamento correto diante do público

. Olhar, voz, gestos, uso das mãos e sorriso

. Erros mais freqüentes dos apresentadores

. Aspectos de aparência, uso de trajes e elegância

. Como controlar a timidez, o nervosismo e os “brancos”

            . Dicção e articulação

                        . Exercícios específicos de dicção e articulação

 

. Técnicas de interatividade com a platéia: como ouvir

. O emprego de perguntas, comentários e observações

. As falhas e incoerências mais comuns dos materiais visuais

. Como lidar com situações difíceis em sala de aula:

. geradas por situações

. geradas por pessoas

. geradas por força maior

 

. Aspectos da Construção da Mensagem a ser Multiplicada

. Como organizar uma apresentação coerente e lógica

. Efetuando uma introdução convincente

. Como desenvolver um tema:

. buscando dados, fatos, números, argumentos

. dispondo-os de modo adequado

. Como efetuar uma conclusão

.  Atividades com a platéia: grupos de estudo, exposições individuais

.  Preparando post-its (cartões de temas/títulos)

.  Calculando o tempo disponível e aproveitando-o ao máximo

.  Escolhendo a melhor linguagem a ser empregada

.  O tempo certo para perguntas, interrupções e paradas

.  Fundamentos da dinâmica de um assunto

 

. O bom uso do idioma

            . Evitando os erros mais comuns da expressão oral

                        . gerundismos

                        . galicismos, anglicismos

                        . linguagem técnica

                        . palavras em desuso

                        . balanceamento entre linguagem formal e informal

                        . O que nunca deve ser dito

 

. Marketing Pessoal, Relacionamento e Habilidades do Instrutor

. As aptidões fundamentais do multiplicador

. O uso da empatia, eficácia, eficiência e assertividade

. Relacionamento: os diversos tipos psicológicos de treinandos

. Fundamentos de PNL

. A importância do uso do nome dos treinandos

.  A importância do relacionamento pós-multiplicação

. A importância do contato posterior de verificação de resultados

. que os treinandos esperam de um bom multiplicador

. Montando uma estrutura de Networking

 

. Aspectos Técnicos da Multiplicação

. Como se utilizar eficazmente do microfone

. Como descobrir e empregar o melhor layout de ambiente

. Fundamentação Didática: Técnicas de Andragogia

.  Como elaborar e aplicar modernos recursos visuais

.  Como utilizar corretamente o datashow, flipchart e retroprojetor

.  Como organizar a apresentação de uma aula

.  Qual é a diferença entre:

. seminário/simpósio,

. curso/ treinamento, palestra

. conferência e congresso

. Exercícios de aquecimento da máscara facial

.  Aspectos Éticos da Multiplicação

.  Recursos Adicionais: vitalizadores, humor, reflexões

.  Os 72 toques do bom instrutor

 

. O que é Andragogia?

            . Andragogia: ciência da educação do adulto

            . Mecanismos da Andragogia em treinamento

            . Os fundamentos da Andragogia

            . Como montar programas de treinamento de didática andragógica

                        . Os cuidados a serem observados

                        . As vantagens do método

                        . A validade do modelo andragógico