RH06- Como planejar e implementar programas de T&D PDF Imprimir E-mail
Sex, 31 de Janeiro de 2014 18:12

Objetivo: Fazer um estudo sistêmico sobre o planejamento, implementação, desenvolvimento e execução de eficientes programas de treinamento, os quais devem enfocar necessidades presentes e futuras da empresa, bem como otimizar os investimentos em RH

 

Público-Alvo: Profissionais de RH e T&D

 

Conteúdo Programático (16 horas)

 

. RH e Treinamento – visão estratégica

            . Velhos e novos paradigmas do RH

            . A nova visão do treinamento

            . O que é Desenvolvimento de RH?

 

. Estruturando programas de Treinamento e Desenvolvimento

            . Aspectos de Organização

            . Funções fundamentais do T&D

            . Relacionamento com os setores internos

            . Estabelecendo parcerias internas e externas

            . Administração de custos

            . Montagem de um plano de comunicação

            . Montagem de um plano interno de multiplicação e aprendizado

 

. Como desenvolver um LNT (Levantamento de Necessidades de

  Treinamento)

            . O que é o LNT?

                        . Áreas de abrangência

                        . Estruturação de recursos

                        . Controle de orçamento

                        . Prioridades e urgências

                        . Seqüência programática por tópicos

 

. LNT – A importância do relacionamento com Cliente Interno

            . O que se pode resolver através do treinamento

            . O que não se pode resolver através do treinamento

. Análise dos problemas mais comuns de relacionamento com o T&D

. Fundamentos de Endomarketing

. Como melhorar a comunicação do T&D com as áreas

. com decisores internos

. com os diversos departamentos

. nas rotinas de trabalho

. em documentos, atas, memorandos, ofícios, etc

. em sistemas de intranet, e-mail, etc

. Causas mais comuns de problemas de comunicação interna

. Resistências ao treinamento: como supera-las?

. Desenvolvendo ações positivas de bom relacionamento corporativo

. Veículos de comunicação interna dos treinamentos

. Reuniões periódicas de calibration e avaliação de resultados

. Checagem de instruções e sua aplicação no trabalho

. Feedeback extensivo

 

. Planejamento Extensivo dos programas de Treinamento

            . O que você quer transmitir?

            . Quanto tempo tem para isso?

            . Quem e quanto serão seus expectadores?

            . Que “tom” deseja dar à apresentação?

            . É melhor improvisar ou ler?

            . Que materiais e retaguarda serão necessários?

            . Quais são os melhores modelos didáticos?

            . Qual é a melhor linguagem a ser utilizada?

            . Como acompanhar a evolução do aprendizado?

            . Formas e mecanismos de avaliação

 

Montagem de sistemas de parceria para treinamento

            . parceria com consultorias especializadas

            . parcerias com escolas técnicas

            . parcerias com profissionais autônomos

            . montagem de um sistema de e-learning

            . parcerias com escolas de ensino superior

            . universidade corporativa – fundamentos

 

Estabelecendo critérios de qualidade no treinamento

            . as melhores fontes de materiais de treinamento

            . as melhores soluções didáticas em materiais

            . Como desenvolver um tema: buscando dados, fatos, números,

 argumentos e dispondo-os de modo adequado

. Como efetuar uma conclusão

. Atividades com a platéia: grupos de estudo, exposições individuais, cases