GER17- CAL – Comportamento, Atitude e Liderança PDF Imprimir E-mail
Sex, 31 de Janeiro de 2014 18:32

Objetivo: Destinado à formação e atualização de lideranças, que precisam estar sintonizadas com a evolução dos modelos empresariais e às novas dimensões do papel que os lideres precisam exercer.

 

Público-alvo: Gerentes, Chefes, supervisores e profissionais que ocupam ou vão ocupar posição de liderança.

 

Conteúdo Programático (16 ou 24 horas)

 

. A tríade Comportamento, Atitude e Liderança

            . A evolução do papel comportamental como valor agregado à liderança

            . Os valores da Atitude Coletiva e individual

            . O reflexo do comportamento e da atitude no exercício da liderança

                        . Estudo: o perfil da evolução da liderança nos últimos 30 anos

 

Estudo do Comportamento do líder

 

. Competências Comportamentais do Líder

            . Descrição de habilidades comportamentais fundamentais

                        . Comportamento relacional

                        . Comportamento assertivo

                        . Comportamento pró-ativo

                                   . A sinergia

                        . Comportamento Desenvolvedor

                                   . Desenvolvimento de Equipes

                        . Comportamento de Controle

                        . Controle administrativo e funcional

                                   . Controle de pessoais e tarefas

                                   . Controle de qualidade operacional

                                   . Controle do tempo

                        . Controle dos resultados

            . A natureza dos problemas de comportamento

                        . Contexto comportamental

                        . Parâmetros necessários

                                   . A referência individual

                                   . A referência empresarial

            . Contexto de otimização comportamental

                        . A importância de novos critérios seletivos

                        . Treinamento e Desenvolvimento

                        . Avaliação periódica

                        . Estruturação de canais de feedback

 

Estudo do Atitude do líder

 

. Os mecanismos de funcionamento da Chefia/Liderança

                        . As bases da motivação humana

                        . Fatores de satisfação e contra-satisfação

                        . A importância do exemplo

                        . Aspectos emocionais e sua influência

                        . Conceitos de Auto-Desenvolvimento de liderança

                                   . Desenvolvendo um perfil Técnico-Relacional

                        . Teste: Identifique seu Estilo de Chefia/Liderança

                                   . Buscando o equilíbrio entre pessoa/função

. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de equipes

. Administração de Interesses e Conflitos

                        . O que é o conflito?

                        . Como Administrar conflitos

                          de conflito

                        . A importância de saber ouvir

                        . A importância do feedback

                        . Comunicando necessidades, metas e objetivos

                        . O que é delegação?

                        . O que pode e o que não pode ser delegado

                        . Como elaborar eficientes reuniões com a equipe

C. Relacionamento com a Equipe e Feedback

            . A importância da Comunicação na ação gerencial

            . Os diversos tipos de comunicação

            . O posicionamento pessoal do líder

            . Os erros mais comuns na comunicação

            . A importância de praticar a comunicação motivadora

            . Como praticar e receber feedback

            . A importância de saber ouvir

            . O poder da pergunta

            . Como organizar uma mensagem oral e escrita

            . Aspectos racionais e emocionais da comunicação

            . Dicas para evitar o clima negativo da comunicação

            . Estabelecendo uma rede de Networking

. O conceito de Qualidade na Ação Gerencial

            . O que é qualidade?

            . Orientando a equipe em prol da qualidade total

 

 

Estudo sobre o Exercício da Liderança

 

. O que é Liderança Participativa?

            . Os velhos paradigmas do relacionamento entre líder e equipe

            . Ferramentas de liderança participativa

                        . Reuniões

                        . Comunicação de metas

                        . Acompanhamento do desenvolvimento de tarefas

                        . Contatos formais com a equipe

                        . Contatos informais com a equipe

                        . Designação de tempo para desenvolvimento

                                   . Vantagens, desvantagens

            . Comparação entre liderança isolada e participativa

                        . Resultados

                        . Graus de motivação

                        . Coesão e espírito de equipe

                        . Fluência da comunicação

 

. Traçando um plano estratégico de aperfeiçoamento da Liderança Participativa

            . Área de Relacionamento Profissional

                        . Como direcionar o crescimento pessoal para atender às novas

   exigências da equipe

                        . A importância do feedback

                        . Ferramentas para o desenvolvimento pessoal da equipe

                                   . Novas práticas

                                   . Novos procedimentos

                                   . Desenvolvendo Inteligência Emocional

                                   . Prosseguindo no auto-conhecimento

            . Relacionamento Pessoal com a equipe

                        . Descobrindo e transformando paradigmas pessoais

                        . Como montar um grupo de feedback

                        . Como superar limites emocionais e convenções

                        . Ferramentas para o desenvolvimento relacional da equipe

                                   . Coacnong

                                   . Mentoring

                                   . Advisement

                                   . Counseling

 

. Como sustentar, manter e aperfeiçoar a Liderança Participativa e o Trabalho de Equipe

            . A importância da Comunicação continuada

            . Os diversos tipos de comunicação

                        . Os erros mais comuns na comunicação

            . A importância de praticar a comunicação motivadora

            . O posicionamento pessoal do líder

                        . Como praticar e receber feedback

                        . A importância de saber ouvir

                        . O poder da pergunta

                        . Como organizar uma mensagem oral e escrita

            . Aspectos racionais e emocionais da comunicação

            . Dicas para evitar o clima negativo da comunicação

            . Estabelecendo uma rede de Networking