GER15- Como evitar o assédio moral e suas conseqüências PDF Imprimir E-mail
Sex, 31 de Janeiro de 2014 18:33

Objetivo: Conscientizar e informar líderes e funcionários em geral sobre o que é, quais são as conseqüências e os problemas oriundos do assédio moral.

 

Público-Alvo: Líderes, de um modo geral e funcionários que sejam multiplicadores do tema.

 

Conteúdo Programático (16 horas)

 

. O contexto do Relacionamento Humano no ambiente profissional

            . Relacionamento Profissional

                        . As principais exigências

                        . As transformações mais recentes

                        . O desenvolvimento da comunicação no ambiente de trabalho

            . Relacionamento Pessoal

                        . A necessidade de ajustar o componente intrapessoal

                        . As novas técnicas a ser desenvolvidas

                        . Relacionamento pessoal e desenvolvimento profissional

            . Relacionamento Interpessoal

                        . Os aspectos de relacionamento em equipe

                        . Relacionamento horizontal e vertical

                        . Como superar limites no relacionamento interpessoal

            . Relacionamento com o Cliente

                        . As novas exigências de mercado

                        . Estabelecendo padrões de excelência

                        . Desenvolvendo competências para satisfazer o cliente

            . Os vários tipos de conexões, a partir das esferas de relacionamento

                        . Conexões afetivas

                        . Conexões sociais

                        . Conexões físicas

 

. O assédio moral na escala das conexões sociais

            . O que é assédio moral?

                        . As formas de ocorrência do assédio moral

                                   . Coerção

                                   . Humilhação

                                   . O desalinhamento relacional ante a equipe

            . A diferença entre assédio moral e assédio sexual

            . Por que ocorre o assédio moral?

                        . O contexto das relações do trabalho em equipe

                                   . Análise das relações horizontais

                                   . Análise das relações verticais

            . A falta (ou excesso) de códigos de conduta subliminares

                        . A necessária revisão nas relações de Endomarketing

            . O papel da liderança na questão do assédio moral

                        . Estilos que inibem o assédio moral

                        . Estilos que facilitam o assédio moral

            . Código de Ética profissional para a liderança

                        . Aplicação e contexto

                        . Fiscalização através de instrumentos profissionais

            . Estabelecendo canais de feedback eficaz

                        . Verificação periódica do clima organizacional

 

. Tipificação legal do Assédio Moral

            . Caracterização, à luz da legislação criminal

                        . Enquadramento penal

                        . Penas previstas

            . Corpo de prova

            . Conseqüências jurídicas para os acusados

            . Conseqüências jurídicas para a empresa

            . Análise de cases internacionais sobre Assédio Moral

 

. Ações de prevenção contra o Assedio Moral

            . A importância de um Código de Conduta empresarial

            . A conscientização e orientação da liderança

            . A verificação periódica do clima organizacional

                        . O papel do RH

                        . Os canais de feedback

                        . A figura do ouvidor ou ombudsman

                        . Campanhas de combate ao Assédio Moral

                        . Dispositivos de Desenvolvimento do Relacionamento no

                          ambiente corporativo

                                   . Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

                                   . Treinamento da Liderança

                                   . O controle da pressão e da cobrança

                                   . Ética comportamental

                                               . Comunicação

                                               . Apresentação

                                               . Comportamento