GER14- DHG – Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais PDF Imprimir E-mail
Sex, 31 de Janeiro de 2014 18:33

Objetivo: Destinado à formação e atualização gerencial, que precisam estar sintonizada com a evolução dos modelos empresariais e às novas dimensões do papel que os lideres precisam exercer.

 

Público-alvo: Gerentes, lídres, supervisores e profissionais que ocupam ou vão ocupar posição de liderança.

 

Conteúdo Programático (16 ou 24 horas)

 

. O que são habilidades gerenciais?

. O que são competências gerenciais?

            . Influências de tais elementos na equipe

            . A importância do reconhecimento das competências e habilidades

            . Como reconhecê-las?

            . Como atestar sua ausência ou déficit?

            . A relação de talento com competências e habilidades

            . Matriz de competências e habilidades a ser desenvolvidas

                        . 5 competências e habilidades fundamentais

                        . Como reconhecer e desenvolver

                        . Planejamento de desenvolvimento por membro da equipe

 

. Competências Comportamentais do Líder

            . Descrição de habilidades comportamentais fundamentais

                        . Comportamento relacional

                        . Comportamento assertivo

                        . Comportamento pró-ativo

                                   . A sinergia

                        . Comportamento Desenvolvedor

                                   . Desenvolvimento de Equipes

                        . Comportamento de Controle

                        . Controle administrativo e funcional

                                   . Controle de pessoais e tarefas

                                   . Controle de qualidade operacional

                                   . Controle do tempo

                        . Controle dos resultados

            . A natureza dos problemas de comportamento

                        . Contexto comportamental

                        . Parâmetros necessários

                                   . A referência individual

                                   . A referência empresarial

            . Contexto de otimização comportamental

                        . A importância de novos critérios seletivos

                        . Treinamento e Desenvolvimento

                        . Avaliação periódica

                        . Estruturação de canais de feedback

 

. Padrões e Princípios do trabalho em equipe

            . Levantamento e desenvolvimento de habilidades e conhecimentos

            . Sinergia e cooperação entre os membros da equipe

            . Padrões de conduta, princípios comportamentais e disciplina

            . Códigos e sistemas de comunicação de equipe (network)

            . Comunicação, feedback e aspectos de personalidade

            . Criatividade na solução de problemas

 

. Qualidade de atitude, relacionamento e administração de conflitos

            . Métodos e técnicas para o alcance de objetivos

            . Como administrar conflitos

            . Como administrar diferentes visões pessoais e profissionais

            . A questão da competitividade profissional

            . Disputas pessoais, incompatibilidades e antipatias

 

. Motivação no Relacionamento Interpessoal

                        . Análise de comportamento em grupo e graus de motivação

                        . Controlando características comportamentais na equipe

                        . Descobrindo interfaces e pontos de contato positivos

                                   . Desenvolvendo os papéis das equipes

                        . Ferramentas para o desenvolvimento dos papéis na equipe

                                   . Identificando co-líderes

                                   . Identificando conciliadores

                                   . Identificando os papéis de ligação e descontração

                                   . Identificando os papéis negativos

                                   . Identificando os papéis neutros

. A importância do feedback para o desenvolvimento de competências e habilidades

            . O que é feedback?

            . Como montar uma agenda de feedback?

            . O que são reuniões de calibration?

                        . Conteúdo

                        . Freqüência

                        . Vantagens e desvantagens

                        . Resultados práticos