GER02- Inteligência Emocional para Líderes e Gestores PDF Imprimir E-mail
Sex, 31 de Janeiro de 2014 18:35

Objetivo: Transferir conhecimentos sobre conceitos de inteligência emocional, comunicação e marketing de relacionamento a líderes e gestores, visando otimizar sua interface de relacionamento, tanto interna quanto externa, para incremento da comunicação, motivação e resultados gerais.

 

Público-Alvo: Destinado a líderes e gestores, em geral, que se relacionam com clientes e/ou que gerenciem equipes.

 

Conteúdo Programático (16 ou 24 horas)

 

. O que é Inteligência Emocional?

. Os coeficientes de Inteligência Emocional e Inteligência Racional

. Técnicas e práticas de Inteligência Emocional na empresa

. Administração de Conflitos

. Assertividade

. Empowerment e Delegação

. Relacionamento com clientes internos e externos

. Apoio na tomada de decisão

 

. Os desafios emocionais do ambiente corporativo

            . Imagem corporativa e posicionamento individual

            . Como os clientes internos percebem o clima emocional da empresa

            . As demandas por relacionamentos emocionalmente corretos

            . Graus de percepção sensorial, intelectual e atitudinal

 

Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de equipes com Inteligência Emocional

. Administração de Interesses e Conflitos

                        . O que é o conflito?

                        . Como Administrar conflitos

                        . Descobrindo os papéis exercidos na equipe

                        . A importância de saber ouvir

                        . Teste: Você tem uma boa escuta?

                        . A importância do feedback

                        . Comunicando necessidades, metas e objetivos

                        . Descobrindo talentos em potencial

                        . Os desafios de um time de alta performance

 

Redirecionando a ação gerencial para o parâmetro da Inteligência Emocional

            . Os 5 princípios da gerência eficaz

            . Metodologia de organização pessoal

            . Princípios de planejamento pessoal

            . Planejamento do tempo gerencial: ação

            . Separando trabalhos de tarefas

            . O que é importante? O que é urgente?

            . Aprenda a organizar sua equipe

            . Delegação eficaz

            . Superando o medo de perder o controle

            . Os riscos inerentes da ação gerencial de delegar

            . Orientação x treinamento da equipe

 

Ação Gerencial Inteligente: a Tomada de Decisões

            . As 5 barreiras à tomada de decisões

            . Procrastinação: o que é isso?

            . Conseqüências da ausência de decisões gerenciais

            . As 5 qualidades do gerente decisor

            . Criatividade e Tomada de Decisão

            . Case sobre Tomada de Decisão

 

Ação Gerencial Fundamental: Sinergia da Equipe para a Tomada de Decisões

            . Equipe vertical e Equipe horizontal: conceitos

            . As dificuldades da tomada isolada de decisões

                        . como a Inteligência Emocional pode apoiar a tomada de decisões

            . As vantagens de decidir em grupo

            . Análise dos riscos da tomada de decisões em equipe

            . Os 8 fatores de groupthink

            . O papel influenciador negativo do líder

            . Os problemas da ausência do líder na tomada de decisões

            . Case: Jogo do Cassino (tomada de decisões entre equipes)

 

Competência Interpessoal na Comunicação com a Equipe

            . Os erros mais comuns na comunicação

            . Desenvolvendo uma argumentação sólida e coerente

            . Aspectos racionais e emocionais da comunicação

            . Dicas para evitar o clima negativo da comunicação

            . A importância de praticar a comunicação motivadora

            . Como praticar e receber feedback

            . A importância de saber ouvir

            . O poder da pergunta

            . Como organizar uma mensagem oral e escrita

 

. O conceito de Qualidade na Ação Gerencial

            . O que é qualidade?

            . A relação entre Qualidade Pessoal e Inteligência Emocional

            . Orientando a equipe em prol da qualidade total

            . Como manter um ambiente emocionalmente inteligente

            . Fatores de avaliação de Inteligência Emocional

                        . Desenvolvimento de Inteligência Emocional na equipe