GER01- A mudança dos paradigmas da Liderança PDF Imprimir E-mail
Sex, 31 de Janeiro de 2014 18:35

Objetivo: Destinado à atualização de líderes, que precisam estar sintonizadas com a evolução dos novos modelos empresariais e às novas dimensões do papel que os líderes precisam exercer.

 

Público-alvo: Gerentes, chefes e supervisores, além de líderes de equipes, de forma geral.

 

Conteúdo Programático (16 ou 24 horas)

 

. O novo paradigma das competências de liderança

            . Descrição de habilidades principais

            . Descrição das funções principais:

                        . Controle administrativo e funcional

                        . Controle de pessoais e tarefas

                        . Controle de qualidade operacional

                        . Controle do tempo

                        . Teste: você administra bem o seu tempo?

                        . Os “ladrões” do tempo gerencial

                        . Como eliminar os “ladrões” do tempo

                        . Controle dos resultados

            . Atividade de grupo: Análise da eficiência na prática dos

              controles gerenciais

            . Administrando características pessoais

            . Teste: Conheça seu perfil como Gerente/Líder

 

. Os novos paradigmas do funcionamento da Chefia/Liderança

                        . As bases da motivação humana

                        . Fatores de satisfação e contra-satisfação

                        . A importância do exemplo

                        . Aspectos emocionais e sua influência

                        . Conceitos de Auto-Desenvolvimento de liderança

                                   . Desenvolvendo um perfil Técnico-Relacional

                        . Teste: Identifique seu Estilo de Chefia/Liderança

                                   . Buscando o equilíbrio entre pessoa/função

 

. O paradigma da Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de equipes

. Administração de Interesses e Conflitos

                        . O que é o conflito?

                        . Como Administrar conflitos

                        . Atividade de grupo: identificação de fontes geradoras

                          de conflito

                        . A importância de saber ouvir

                        . Teste: Você tem uma boa escuta?

                        . A importância do feedback

                        . Comunicando necessidades, metas e objetivos

                        . O que é delegação?

                        . O que pode e o que não pode ser delegado

                        . Como elaborar eficientes reuniões com a equipe

 

. O paradigma da Sinergia e do Empowerment

            . Os 5 princípios da liderança eficaz

            . Metodologia de organização pessoal

            . Princípios de planejamento pessoal

            . Separando trabalhos de tarefas

            . O que é importante? O que é urgente?

            . Atividade de grupo: Os trabalhos gerenciais prioritários

              e sua classificação gerencial

            . Aprenda a organizar sua equipe

            . Superando o medo de perder o controle

            . Os riscos inerentes da ação gerencial de delegar

            . Orientação x treinamento da equipe

 

. O paradigma da Tomada de Decisões

            . Conceitos de Tomada de Decisão

            . Conceitos sobre Solução de Problemas

            . Riscos do Pensamento Grupal (groupthink)

            . As 5 barreiras à tomada de decisões

            . Procrastinação: o que é isso?

            . Conseqüências da ausência de decisões gerenciais

            . As 5 qualidades do gerente decisor

            . Criatividade e Tomada de Decisão

            . Case sobre Tomada de Decisão

 

. O paradigma do Desenvolvimento de Equipes Competentes

            . O que é coaching, mentoring e advisement e suas implicações e conceitos

            . As vantagens do desenvolvimento de capacidades

            . Como aplicar o conceito de coaching na gestão/liderança

            . Os 5 passos do coaching

            . Atividade de grupo: Montando um plano estratégico

              de gestão da equipe através do coaching

            . A relação entre coaching e brainstorming

            . Os ganhos em envolvimento e responsabilidade

. Advisement e Solução de Problemas

            . Conceitos Básicos de MSP: Método de Solução de Problemas

            . Identificação dos problemas

            . Tipos de problemas:

                        . Problemas Estruturais

                        . Problemas Conjunturais

                        . Problemas Circunstanciais

                        . Problemas Basais ou Gerais

            . Diagnóstico de problemas e suas conseqüências

            . Mapeamento das origens de um problema

            . Case de MSP – Método de Solução de Problemas

            . Como solucionar problemas através de advisement