END01- Como criar uma estrutura de Endomarketing eficaz PDF Imprimir E-mail
Sex, 31 de Janeiro de 2014 18:39

Objetivo: Efetuar profundo estudo sobre esta ferramenta estratégica de comunicação, para análise e implantação pelos interessados.

 

Público-Alvo: Líderes, profissionais de marketing, RH, comunicação e estratégia empresarial

 

Conteúdo Programático (16 ou 24 horas)

 

. O que é Endomarketing?

            . Conceituação Geral

            . Histórico e aplicações

            . Validade prática e influência nos resultados corporativos e comerciais

            . Conceito de Endomarketing Corporativo

                        . Eixo de aplicação vertical

                        . Eixo de aplicação horizontal

            . Resultados fundamentais da prática do Endomarketing Corporativo

 

. Como estruturar o Endomarketing Corporativo

            . Análise do perfil da empresa quanto a:

                        . Ramo de atuação

                        . Perfil profissional

                        . Aspectos culturais

            . Definição de objetivos

            . Seleção de formadores de opinião

            . Montagem de um planejamento estratégico

            . Montagem de Cronograma de aplicação

            . Seleção de ferramentas de Endomarketing

            . Plano de comunicação integrada

 

. Áreas de incidência produtiva do Endomarketing Corporativo

            . A relação entre o Endomarketing e a sinergia corporativa

                        . Trabalho de equipe

                        . Comunicação interna

                        . Estreitamento das relações empresa-pessoas

                        . Estreitamento das relações empresa-mercado

            . A relação entre Endomarketing e a ação da liderança

                        . Descentralização de informações

                        . Montagem e funcionamento de equipes multifuncionais

                        . Marketing de Relacionamento do líder

                        . Comunicação ativa (técnica, formal e informal)

            . A relação entre Endomarketing e Cultura Organizacional

                        . Análise da organização empresarial tradicional

                        . Os benefícios da organização “não departamental”

                                   . “Autofagia corporativa”

                                   . Relações empresariais verticalizadas: riscos

                                   . De departamentos para “núcleos de especialidade”

                                   . Vantagens de um modelo empresarial mais aberto

            . A relação entre Endomarketing e Produtividade

                        . Vantagens de um modelo relacional

                        . O equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional

                        . Análise da Curva de produtividade:

                                   . Em empresas tradicionais

                                   . Em empresas de gestão comunicativa

 

. Configuração de um Sistema de Comunicação de Endomarketing Corporativo

            . Ferramentas tradicionais

            . Ferramentas eletrônicas

            . Ferramentas abertas

            . Ferramentas de foco específico

            . Eventos

            . Atividades de integração

            . Programas de difusão de informações culturais

            . Programas de multiplicação cultural e informativa

            . Envolvimento além do expediente

            . Análise de resultados

 

. Endomarketing e Relacionamento com Clientes

            . A conexão entre Endomarketing e Marketing de Relacionamento

            . Como envolver clientes em ações de Endomarketing

            . Endomarketing e Qualidade Relacional com clientes

            . Apoio para ampliação de negócios via Endomarketing

            . Criação de canais adicionais de contato e relacionamento com clientes

            . Análise de resultados e benefícios