MKT40- Como lidar com o estresse e motivar profissionais de vendas PDF Imprimir E-mail
Sex, 31 de Janeiro de 2014 19:37

Objetivo: Transmitir aos participantes conhecimentos importantes sobre como manter a motivação em meio à pressão por resultados em vendas, bem como sobre as melhores técnicas para administrar o estresse e superar conflitos comuns com clientes.

 

Público-Alvo: Profissionais da área comercial: vendedores, representantes, operadores de televendas, gestores de carteira de clientes, divulgadores, etc.

 

Conteúdo Programático (16 horas)

 

. Os desafios do profissional de vendas do ambiente corporativo

. Análise dos fatores de pressão mais comuns

. Os efeitos da pressão corporativa sobre o comportamento do vendedor

. O que é Inteligência Emocional?

. Os coeficientes de Inteligência Emocional e Inteligência Racional

. Técnicas e práticas de Inteligência Emocional em vendas

            . Atitudes que revelam inteligência emocional

 

. O que é resiliência?

. Como lidar com clientes difíceis

            . Os principais tipos de clientes difíceis

            . Como lidar com cada um deles

. Técnicas para lidar com clientes de personalidades difíceis

                        Como lidar com climas emocionais complexos

                        Como superar os problemas emocionais mais comuns

                        O que os clientes difíceis esperam e desejam

                        A “síndrome do não” no processo de vendas

                        Dicas para superar o “não”

                        O primeiro produto a ser vendido: você!

                        Empatia, simpatia e antipatia: como lidar com emoções

 

. As bases da Motivação Humana

            . O que é motivação?

            . É possível motivar alguém?

            . Descobrindo fatores de motivação e desmotivação

            . Como manter a motivação em alta

            . Como combater os surtos de desmotivação

            . Gerando uma “blindagem mental” contra a desmotivação

            . Casos e relatos de superação pela manutenção da motivação

 

. Padrões e Princípios do trabalho em equipe

            . Levantamento e desenvolvimento de habilidades e conhecimentos

            . Sinergia e cooperação entre os membros da equipe

            . Padrões de conduta, princípios comportamentais e disciplina

            . Códigos e sistemas de comunicação de equipe (network)

            . Comunicação, feedback e aspectos de personalidade

            . Criatividade na solução de problemas

 

. O que é conflito?

            Análise das origens do conflito, suas razões, seus propósitos em vendas

                        . Análise dos tipos de conflito

                                   . Conflitos de interesse

                                   . Conflitos negociais

                                   . Conflitos de personalidades

            Competitividade como fator gerador de conflito

            Fatores Geradores de conflitos em potencial:

                        . Dificuldades de Negociação e Comunicação

                                   . Evitando expressões conflituosas

                        . Antipatia, dificuldade de compreensão e de audição

                        . Falta de Motivação e interesse

                        . Falta de percepção de qualidade relacional

            . Como administrar conflitos

            . Formas de solução de conflitos

            . Impacto do conflito no estresse e no foco profissional

 

. Administração do estresse

            . A “normalidade” do estresse na atividade comercial

            . Como lidar com o estresse

                        . Descobrindo canais de extravasamento

                        . Monitoramento de saúde

                        . Tendências físicas da atuação sob estresse

                        . Conseqüências danosas do estresse continuado