Ter foco faz você aproveitar melhor a vida PDF Imprimir E-mail
Sáb, 08 de Março de 2014 12:43

Há 20 anos, trabalho com campeões de vendas e outros tantos que desejam ter performance semelhante. E a pergunta que sempre me intriga é por que poucos são bons demais e outros de menos. Vamos articular algumas respostas simples e diretas.

 

A afirmação que me parece mais contundente é de Jack Welch: "Se você não tem um diferencial, não entre em uma competição."

 

Então, a primeira pergunta é: quais são os meus diferenciais? Antes que você recite seu currículo, per­gunto: como anda o brilho dos seus olhos, o seu humanismo, a sua solidariedade, o seu espírito de servir e o seu estilo de vida equilibrado?

 

A segunda questão diz respeito a sete pontos im­portantes. Eles são cruciais, vitais, centrais e essenciais para um sucesso duradouro.

 

Minha definição de sucesso: realização progressiva de objetivos pessoais valiosos e predeterminados. Pre­cisaríamos de algumas páginas para decifrar cada uma dessas palavras, por hora, leia e releia o que segue.

 

Desejo

 

Um desejo ardente surge quando você tem clareza do seu propósito de vida. O desejo incendeia sua alma e seu coração e o põe para agir quanto maior for o seu descontentamento com o estado atual.

 

Determinação

 

Originária do desejo e passo inicial da persistência, a determinação diz que você não pode parar, que tem de lutar até o fim para fazer seus objetivos aconte­cerem.

 

Disciplina

 

É a educação da vontade. É a prova que você dá a si mesmo de que é você quem está no controle, não as suas emoções.

 

Quando você clareia o propósito e acende a chama do desejo, você precisa de concentração. Lealdade dividida mina suas energias, desviando você do seu objetivo.

 

Flexibilidade

 

Objetivos centrais e valores são inegociáveis. Todo o restante é passível de revisão. Pergunte-se: isso fará alguma diferença daqui a um ano? Se a resposta for não, ceda imediatamente e deixe suas energias con­centradas em um propósito de valor.

 

Rapidez

 

O ciclo de vida de produtos e de inovação estão sendo reduzidos drasticamente a cada dia. Ser ágil na tomada de decisões e na solução de problemas do cliente, inclusive no pós-venda é essencial para o sucesso.

 

Parceria

 

Sem parcerias não há negócios, sem negócios, não há riqueza, nem abundância, nem sucesso. Parceria exi­ge reciprocidade, objetivos comuns, confiança e com­plementaridade.

 

A terceira questão diz respeito à concentração. Profissionais que se dispersam perdem o rumo, habi­tam a zona da mediocridade e são alijados do mundo produtivo.

 

Os maiores músicos passam horas praticando todos os dias, passando e repetindo exercícios básicos, aprendendo e polindo suas técnicas. Eles se recusam a permitir que qualquer coisa interfira em seus horários de prática. O famoso pianista do início do século XX, Ignace Paderewski, disse certa vez, durante uma entrevista: "Se eu deixo de praticar um dia, eu ouço a dife­rença. Se deixo de praticar por três dias, meus amigos percebem a diferença. Se deixo de praticar por uma semana, o mundo inteiro saberá."

 

Fonte: VENDA MAIS – Agosto/2007 – Pág. 54.