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Sex, 18 de Março de 2016 14:16

TREINAR: A ARMA DAS FRANQUIAS PARA VENDER VALOR AGREGADO

 

O treinamento sempre foi, é e continuará sendo uma poderosa ferramenta geradora de resultados para as empresas de todos os setores de atuação possí­veis. Em franquias, é claro que não é diferente, ainda mais pelo fato de falarmos de ideias empreendedoras que viraram grandes negócios, nos quais os criadores preci­sam replicar o seu modelo ideal não só para os franqueados que investiram na sua marca, mas também para os profissionais que trabalham em franquias.

 

Vocês já pensaram que uma boa ideia pode gerar grandes resultados? É isso que acontece em franquias. De uma boa ideia surge um bom negócio, que cresce rapidamente franqueando o seu modelo, gera oportunidades para empreendedores e oportunidades de emprego para trabalhadores. Com esse cenário, o treinamento é uma arma poderosa para garantir a manutenção, crescimento e o sucesso das empresas no segmento de franquias.

 

Isso é perfeitamente compreensível, uma vez que algumas franquias trabalham com produtos e serviços de alto valor agregado, tornando o desafio do negócio ainda maior e, ao mesmo tempo, motivador e uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

 

- Restaura Jeans - Dois exemplos de empresas no segmento de franquias me chamaram a atenção nos últimos meses; eles servirão como referência para demonstrar que para obter sucesso vendendo produ­tos ou serviços de alto valor agregado é preciso deixar o negócio inteiro (franqueador, franqueados e funcio­nários) muito bem preparado, com treinamentos inte­ligentes e contínuos.

O primeiro caso é o da franquia Restaura Jeans, uma rede composta por 211 lojas franqueadas, localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Elas oferecem tingimento, renovação de couro, cos­tura, customização de roupas e lavagem. Altíssimo valor agregado, certo?

 

Imaginem o desafio desse negócio para manter um padrão de qualidade único em 211 lojas, que têm a mesma marca gerida por diferentes profissionais, a mesma identidade visual e os mesmos serviços. Só mesmo com treinamento inteligente e contínuo.

 

E é o que acontece, desde setembro deste ano, com um projeto de treinamento para todas as lojas com o objetivo de atualizar os conhecimentos dos franqueados e dos seus colaboradores, ampliar a criativi­dade para a captação de tingimento na região de cada loja e, é claro, auxiliar os franqueados a conseguir o faturamento desejado mensalmente para o negócio.

 

O treinamento acontece com grupos de cinco lojas, com os consultores de campo do franqueador levando conhecimento e aprimoramento técnico para
as lojas, bem como motivando todos para que as vendas aumentem.

 

Certamente, essa é uma prática simples, mas, ao mesmo tempo, inovadora e deter­minante para garantir o sucesso e o crescimento do negócio que trabalha com a venda de produtos e ser­viços de altíssimo valor agregado.

 

- Yázigi Internexus - Outro exemplo interessante é a rede de idiomas Yázigi Internexus, que completa 57 anos de mercado, com 380 unidades em todo Brasil, oferecendo ensino de idiomas. A rede presta um serviço de alto valor agregado, pois é um tipo de serviço muito pessoal e entregue para pessoas com objetivos e propósitos diferentes.

 

E qual a solução para vender o mesmo serviço em 380 unidades, mantendo um excelente padrão de serviços e gerando alta percepção de qualidade em todas as escolas da rede? É claro que através de treinamento, não um simples treinamento, e sim um completo programa de desenvolvimento, gerenciamento e mobilização das escolas para um bom serviço.

 

A rede estruturou uma espécie de Road Show pelo Brasil, implantando um padrão de atendimento e vendas da franquia, em que franqueados e profissionais de vendas são treinados, motivados e saem pre­parados para dar um salto de vendas nas escolas, bem como para gerenciar todo processo de vendas de forma profissional, contínua e bem-sucedida. Certa­mente, um grande exemplo para esse segmento.

 

Dicas para treinar com qualidade

 

É certo que, em franquias, vender produtos e servi­ços de alto valor agregado se torna cada vez mais comum, e o treinamento é uma arma poderosa para aprimorar e auxiliar diretamente nos resultados. Por isso, desenvolvemos aqui 3 dicas para que a sua rede, franquia ou futura franquia desenvolva treinamentos de qualidade que influenciem positivamente no resultado:

 

1. Comece com um objetivo claro, que pode ser a resolução de um problema ou a implantação de inovações para o seu negócio.

 

2. Busque a ajuda de profissionais para elaborar um treinamento sob medida para a sua empresa e para seus objetivos.

 

3. Envolva todos os profissionais da franquia (direção, colaboradores da franqueadora, franqueados e colaboradores das unidades franqueadas). Isso é alinhamento!

 

Então, mãos à obra! Faça como as empresas de sucesso no segmento de franquias, use o treinamento como aliado para o sucesso na venda de produtos de alto valor agregado. Muitas vendas a você!

 

Fonte: VENDA MAIS – Dezembro/2011- Pág. 64 a 65.