Torne-se um realizador de objetivos PDF Imprimir E-mail
Sex, 18 de Março de 2016 14:20

TORNE-SE UM REALIZADOR DE OBJETIVOS

 

Quando você não tem um plano, qualquer dica dos outros tira da sua mente o rumo que você havia imaginado para atingir seus objetivos. Assim, muitas vezes, influenciado por pessoas que não tinham um plano a seguir, eu mudava o meu rumo a todo momento e até os meus 28 anos não havia conseguido chegar a minha pretenção. Dessa forma, errando e tendo de corrigir sempre, aprendi que sem planejamento apenas chegaria onde os outros queriam e nunca ao meu objetivo. Por isso, conseguia apenas um bom salário e o que a natureza oferecia de graça: ar, água e espaço para andar. Entretanto, em uma ocasião, perguntei-me algumas coisas e, depois de relutar muito, obtive as respostas:

 

1. Por que reluto tanto em definir claramente os objetivos que desejo conseguir neste ano?

 

Resposta - Inicialmente, porque almejo tantas coisas que, se colocadas no papel, terei de excluir algumas e, como não quero excluir nada, não escrevo.

 

Conclusão - Após ter definido que quero muitas coisas e não quero excluir nenhuma, conclui que quando temos muitas opções, sempre algu­mas são mais importantes que outras. Então, escreverei todas e, depois, classificarei cada uma pela ordem de importância definido pela minha vontade.

 

2. Por onde começo a relação das coisas que pretendo con­seguir?

 

Resposta - Para facilitar minha vida, irei me fazer as seguintes perguntas: quais as coisas que pretendo conseguir na área pes­soal? E quais as coisas que quero na área profissio­nal?

 

Conclusão - Existem outras áreas, mas por ter defi­nido duas, consegui dar um dos maiores passos para alcançar o que desejo.

 

3. Quais os dez objetivos mais importan­tes para mim, neste momento, e o que devo fazer para consegui-los? Veja alguns exemplos:

 

1. Objetivos pessoais - Comprar uma casa. Como obter isso? Definir primeiro qual o valor do investimento que posso assumir. Qual a maneira mais viável: comprar ou construir? Quanto deponho de dinheiro para a casa? O que tenho que posso vender para investir nela? Tenho 45 dias para encontrar essas respostas e definir qual estratégia irei usar.

 

2. Objetivos pessoais - Colocar meu filho em uma boa escola particular. Como obter isso? Reduzir despesas desnecessárias para pagar a escola. Procurar um estacionamento mais em conta, mesmo que seja mais longe. Parar de ir a restaurantes nos fins de semana.

 

3. Objetivos pessoais - Comprar um carro para minha esposa. Como obter isso? Vender o terreno da praia e comprar um carro que tenha um valor equivalente.

4. Objetivos pessoais - Visitar meus pais com mais frequência. Como obter isso? Sair da empresa nas quartas-feiras após as 18 horas e ir direto para a casa deles.

 

5. Objetivos pessoais - Fazer um curso de oratória até o fim do ano. Como obter isso? Procurar, a partir de setembro, cursos no Sebrae, no Senac ou em outros locais que ofereçam esse curso e, depois, fazer a matrícula.

 

6. Objetivos pessoais - Levar minha esposa para passear. Como obter isso?

Escolher com ela um dia para sairmos à noite e nos fins de semana, deixando tempo para podermos passear.

 

7. Objetivos pessoais - Ler um livro a cada dois meses. Como obter isso? Ir a

uma livraria e comprar o livro, deixar na cabeceira da cama para ler algumas páginas antes de dormir.

 

8. Objetivos pessoais - Jogar tênis. Como obter isso? Comprar a raquete e a bolinha. Fazer inscrição no clube e agendar para ter aulas todas as quintas-feiras das 19 às 20 horas.

 

9. Objetivos profissionais - Manter o volume de vendas do mês de outubro, meu segundo melhor mês de vendas do ano. Como fazer isso? Planejar antecipadamente minha semana de trabalho. Além dos clientes da carteira, programar visitas a novos clientes e abrir, todos os meses, três novos até o fim do ano. Definir novas abordagens para vender mais aos clientes atuais.

 

10. Objetivos profissionais - Ganhar o prêmio regional no primeiro trimestre. Como obter isso? Começar acelerado logo no início do mês. Dar o ritmo de trabalho que adoto normalmente no fim de cada mês. Trabalhar para ganhar logo no início do trimestre.

 

Escreva e, o mais importante, faça o que escreveu. Assim, posso garantir que você definitivamente terá um planejamento capaz de lhe dar tudo que você definiu. Não tenha medo de achar que vai querer algo que não poderá ter. Nunca vi alguém escrever que seu objetivo era ir à lua, sem que antes fosse um piloto ou trabalhasse na Nasa.

 

Parabéns pela sua iniciativa, ler como fazer um planejamento é o primeiro passo para escrevê-lo.

 

Fonte: VENDA MAIS – Dezembro/2010 – Pág. 54 a 55.