Projeto de Incentivo ao Comércio Varejista PDF Imprimir E-mail
Dom, 18 de Abril de 2010 16:17

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Necessidades Básicas de Preparação

 

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Descrição do Projeto de Incentivo ao Comércio Varejista

Escopo de Ações

1- Do Planejamento

O primeiro passo para uma bem sucedida ação de incentivo ao comércio diz respeito ao aspecto de planejamento, do qual fazem parte os seguintes itens:
- quem serão os participantes
- qual é o período de duração da ação comercial
- qual será a contribuição de cada participante
- que tipo de divulgação será realizada
- quais os canais de divulgação serão utilizados
- que tipo de incentivo será oferecido
- que tipo de controles serão estabelecidos
- quem gerenciará o projeto

2- Da Preparação

Uma vez definido o planejamento acima, deverá ser efetuada a preparação da ação comercial, etapa que envolve:
- estabelecimento de cronograma
- estabelecimento de eventuais parcerias
- preparação e treinamento dos participantes
- preparação de material visual
- divulgação ampla dos regulamentos, regras ou convenções a cada participante
- estabelecimento de distinção meritória aos vendedores, atendentes, etc que melhor se destacarem na campanha

3- Da Execução

A definição seqüencial diz respeito à execução da ação comercial propriamente dita, que deverá contemplar:

- eventual distribuição de formulários, fichas de inscrição, cupons, vales-brinde, etc
- acionamento dos controles estabelecidos
- medição diária/semanal de resultados
- reuniões intermediárias com os responsáveis do projeto para acompanhamento
- envolvimento mais intenso dos participantes
- reforços de divulgação

4- Dos Ajustes, Reforços e Correções necessários

Sendo a ação comercial algo de grande dinâmica, os gestores do projeto deverão se reunir a cada período regular, especificamente para efetuar eventuais ajustes, reforços de divulgação, correções necessárias e demais aperfeiçoamentos, visando o sucesso da ação comercial.
O objetivo será fazer um acompanhamento que permita identificar as melhores práticas, resultados de sucesso, bons desempenhos, bem como redundâncias, inadequações e inadvertências.

5- Dos Controles

A última etapa, realizada durante e, principalmente, ao final da ação comercial, diz respeito aos controles da mesma, para que ela sirva como referencial futuro de novas campanhas. Basicamente os controles devem refletir:

- resultados alcançados
- grau de resposta do consumidor
- setores mais e menos beneficiados
- adequação de divulgação e materiais
- adesão dos participantes
- opiniões
- pontos a melhorar
- pontos a manter e reforçar em futuras campanhas