Endomarketing, sua abrangência e implicações PDF Imprimir E-mail
Dom, 26 de Janeiro de 2014 17:01

Sergio Luiz de Jesus

 

Endomarketing, segundo a definição da American Marketing Association, é o marketing intra-corporativo, ou seja, uma somatória de esforços e ações pré-calculadas e planejadas para provocar mudanças, bem como atrair e manter interesses, relacionamentos e motivações no âmbito interno da empresa, em prol de um objetivo corporativo intermediário ou definitivo, com reflexos diretos no aprimoramento da qualidade de relacionamentos da organização, tanto no âmbito horizontal quanto no vertical.

 

Pela sua própria natureza, o Endomarketing não pode ser analisado separada ou isoladamente da realidade corporativa. Deve contemplar a organização como um todo, tendo em vista que sua validade somente se constata em âmbito orgânico. Todos os grupos funcionais, assim como todos os escalões precisam estar considerados em seu escopo e serem participantes de suas premissas, necessidades de mudanças, ações e resultados.

 

Outro elemento importante é definir com clareza os objetivos corporativos pretendidos, sejam intermediários ou definitivos e o quanto eles estão consoantes com o perfil do RH, uma vez que o objetivo maior do Endomarketing é ser um instrumento de mudança e motivação eficaz para o alcance desses objetivos.

 

É interessante observar que quando a empresa desenvolve adequadamente o conceito de Endomarketing, um dos primeiros reflexos observados como melhoria efetiva não se situa no interior da organização, mas sim em seu exterior, nas relações com o mercado, clientes, fornecedores, comunidade, governo, etc. O Endomarketing surge então como um dos mais potentes ativadores da qualidade de atendimento, da mudança de atitudes, do empowerment, da motivação e da produtividade, bem como do alcance de metas comerciais e organizacionais.

 

As áreas de planejamento e ação comumente envolvidas quando da implantação de um projeto de Endomarketing são:

 

1.1 - Estabelecimento de objetivos

1.2 - Análise de Relacionamentos e Comunicações

1.3 - Planejamento de Ações

1.4 - Treinamento e Desenvolvimento

1.5 - Motivação, Participação e Premiação

1.6 - Medição de Resultados, Reavaliações, Aprimoramentos

Última atualização em Dom, 26 de Janeiro de 2014 17:03