Fanatismos e superstições em vendas
4 de fevereiro de 2019
Seja um especialista em relacionamentos
4 de fevereiro de 2019
Fanatismos e superstições em vendas
4 de fevereiro de 2019
Seja um especialista em relacionamentos
4 de fevereiro de 2019

Estresse total

É quando a pessoa atinge o ponto máximo de exaustão e frustração e não parece haver saída. Uma experiência miserável para qualquer um, principalmente para quem trabalha com vendas. Felizmente, existe um jeito de vencer essa luta, mas primeiro temos de entender melhor o inimigo.

O estresse está associado às conquistas no mundo dos negócios, particularmente em vendas. Você já chegou alguma vez ao ponto de exaustão ou sente-se próximo disso? Será que é porque você anda trabalhando demais?

Talvez seja porque você está forçando e exigindo demais de si, mas, talvez, não. Antes que você culpe o trabalho, dê uma boa olhada em sua vida. Não só a vida no trabalho, mas de forma geral. Você consideraria a sua vida equilibrada nessas quatro áreas?

– Fisicamente

– Espiritualmente

– Emocionalmente

– Mentalmente

Se a resposta for não, provavelmente, essa falta de equilíbrio é a causa do seu estresse. Se você ainda não chegou ao ponto extremo, acabará estourando o limite se fizer um esforço concentrado para equilibrar essas quatro coisas.

As pessoas que sofrem esse desgaste não trabalham necessariamente mais que os outros, elas apenas vivem vidas desequilibradas – vidas que, basicamente, estão pedindo socorro. Então, o que podemos fazer para trazer mais equilíbrio às nossas vidas? Para o especialista norte-americano Dave Anderson, essa é uma pergunta importante, pois a falta de equilíbrio acabará afetando não só sua performance como vendedor, mas sua saúde e qualidade de vida também.

Teste seu equilíbrio

Aqui estão algumas questões básicas para ajudá-lo a se conscientizar sobre o equilíbrio (ou falta de) na sua vida, usando as quatro áreas mencionadas para medir isso. Dê uma nota de um a dez para você em cada uma dessas áreas. Com base no seu resultado, veja o que você precisa fazer para melhorar – e faça.

1. Saúde física

Inclui não apenas exercícios físicos, mas também a qualidade da sua  alimentação. Exercícios e dietas adequadas são funda­mentais para sua performance.

• Como você se sente geralmente?

• Você faz checkups regulares com seu médico?

• Você tem uma rotina consistente de exercícios?

• Você tem uma rotina de alimen­tação consistente e saudável?

Nota: __________

2. Saúde espiritual

• Você escuta fitas motivadoras, lê livros motivacionais, pratica alguma forma de religião ou medita?

• Você encontra paz ao ler ou estudar algumas doutri­nas ou textos?

• Você faz com que as atividades acima sejam parte da sua vida diária ou são estritamente para cerimônias?

• Existem princípios e valores que você conquista atra­vés do estudo espiritual que guiam sua vida e ações?

Nota: __________

3. Saúde emocional

O equilíbrio emocional tem a ver com a saúde dos seus relacionamentos.

• Como está o relacionamento com seu parceiro, fa­mília, amigos e colegas?

• Algum desses relacionamentos está precisando de consertos?

• Com que intensidade isso afeta seu trabalho e sua vida?

• Quanto você tem se dedicado a consertar, manter e melhorar os relacionamentos que podem ajudá-lo a equilibrar sua vida?

Nota: __________

4. Saúde mental

O equilíbrio mental está relacionado à aprendizagem contínua.

• Você tem um plano de crescimento pessoal?

• Você procura conhecimentos ou fica esperando que alguém faça isso por você?

• Que nota você daria para sua biblioteca pessoal?

• Que nota você daria para a qualidade da sua leitura diária?

• Quantos livros você leu no ano passado?

• Quantas palestras você assistiu no ano passado?

Aprender novas coisas e crescer pessoalmente é uma das coisas mais motivadoras que você pode fazer por si mesmo. Além disso, contribui com aqueles à sua volta, pois você acaba se transformando em uma pessoa que sempre agrega valor.

Nota: __________

Resultados

Qual foi sua nota final? Onde você é melhor ou mais forte? Em que áreas fica clara a necessidade de investir mais tempo e energia? Todas as quatro áreas são im­portantes, pois é sempre no elo mais fraco que a corren­te arrebenta.

Você vai se dedicar a tomar as ações necessárias para trazer mais harmonia a essas áreas, com conse­quência direta sobre a longevidade e prosperidade da sua vida, tanto pessoal quanto profissional? Lembre-se: estresse e desgaste total, com toda a bagagem miserável que isso traz junto.

A verdade é que a sua vida provavelmente nunca estará no “equilíbrio completo”. A minha, com certeza, nunca esteve. A chave não é a procura de um ponto místico de equilíbrio, mas a caminhada para chegar lá. No que você se transforma durante a jornada é o que realmente importa. E a diferença está em começar a caminhada. Para Dave Anderson, é uma maratona que dura a vida inteira e, talvez, você nunca cruze a linha de chegada. Mas a transformação na sua vida, corpo e mente certamente valem a pena.

O fato de criar um estado de crescimento perpétuo, avaliando e corrigindo seu curso de ação, também não é o essencial. O ponto importante é que, ao iniciar a jor­nada e fazer esse esforço, você dará passos largos em direção a uma vida mais feliz, saudável e produtiva. E o melhor de tudo é que você não precisa se destruir para conseguir isso.

Bom mês e boas vendas!

Fonte: VENDA MAIS – Novembro/2010 – Pág. 76 a 77.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *