Montagem de Núcleos de Telemarketing
5 de fevereiro de 2019Coaching para Executivos e Gestores
5 de fevereiro de 2019Conceito
Ao lado do Planejamento Estratégico de Marketing e Mercado (CRM) e da
Estratégia de Gestão Financeira e de Logística (SCM/PRM), o Planejamento
Estratégico de Recursos Humanos (HRSP) surge como um fator de diferenciação
competitiva e real da empresa em meio ao cenário de retração de custos,
downsizing, integração de ações mercadológicas e competitividade ora
verificado.
Diferenciais Competitivos
Segundo pesquisa da Consultoria McKinsey, a adoção do Planejamento Estratégico
de Recursos Humanos confere diferenciais competitivos reais à organização,
destacando-se como principais:
– Diminuição de custos específicos relativos à gestão e manutenção de Recursos
Humanos
– Motivação, iniciativa, produtividade e potencial criativo em patamar superior
em todos os níveis hierárquicos da organização
– Maior grau de precisão operacional, diretiva e de gestão, com menores índices
de re-trabalho, perdas e manutenção em equipamentos
– Potencialização do grau de fidelidade funcional e do marketing boca a boca da
organização
– Maior foco na atividade-fim da empresa, com melhor aproveitamento de
oportunidades comerciais
Planejamento Estratégico – Integração de Projetos
Quando a organização decide por implantar o Planejamento Estratégico de
Recursos Humanos, o primeiro passo será avaliar as ações de gestão de RH e os
projetos ora existentes na empresa, aperfeiçoá-los, se necessário, bem como
promover a integração dos mesmos em função da natureza da atividade, modelo de
gestão, definição estratégica e resultado esperado.
No tocante aos projetos de gestão de RH, os mesmos podem ser divididos em três
categorias:
– projetos básicos
– projetos fundamentais
– projetos avançados
Por projetos básicos de Gestão de Recursos Humanos, entendemos:
– Critérios Admissionais estabelecidos
– Descrição Funcional
– Treinamento Operacional
– Alguma forma de incentivo produtivo
Por projetos fundamentais de Gestão de Recursos Humanos, entendemos:
– Política de Cargos e Salários
– Treinamento conectado à ascensão profissional
– Plano de Carreira
– Pesquisa Salarial
– Empowerment Groups
– Projetos de Produtividade
– Estrutura de Endomarketing
– Flexibilização hierárquica
– Pesquisa de Clima Organizacional
Por projetos avançados de Gestão de Recursos Humanos, entendemos:
– Participação nos resultados empresariais (stock options, etc)
– Allowance System (bonificação aos funcionários em produtos, brindes ou
equivalente)
– Universidade Corporativa (que pode compreender estruturas de e-learning)
– Job Rotation e Team Works
– Formação de Quadros de Gestão (trainees, Treinamento de nicho, banco de
talentos, etc)
– Remuneração variável, de acordo com a produtividade
– Housekeeping
– Working in House (trabalho remoto dos funcionários a partir de suas próprias
casas)
– Avaliação 360º
Participação dos funcionários
Os melhores projetos de planejamento estratégico de Recursos Humanos pressupõem
um amplo envolvimento dos próprios funcionários em sua elaboração, quer
apontando situações peculiares e especificas da cultura empresarial formal (ou
mesmo informal) da empresa, quer retratando expectativas, riscos, pontos a
melhorar, idiossincrasias, etc.
À consultoria, caberá transferir tecnologia e expertise no tocante às diversas
etapas do projeto, de tal forma a agregar valores fundamentais na estratégia,
baseados na cultura e experiência profissional em diversos contextos.
Etapas do Planejamento Estratégico de RH
1 – Conhecimento das matizes de gestão e expectativas
Quando a organização opta pelo Planejamento estratégico de Recursos Humanos, o
faz no contexto de expectativas especificas.
À consultoria caberá:
– conhecer as expectativas empresariais da cúpula
– conhecer as pretensões, riscos, demandas e nuances da cultura empresarial
relativamente ao projeto, bem como os alvos, suas etapas e o planejamento geral
– inteirar-se sobre o cronograma
– conhecer os gestores, facilitadores e mentores do projeto, estabelecendo com
eles um intenso networking
– fazer projeções de investimentos necessários
– sugerir e apresentar proposições de projetos
A seguir, será iniciado o processo de levantamento e conhecimento das
ferramentas de gestão de Recursos Humanos ora implantadas, de tal forma que se
possa adquirir uma consciência critica a respeito dos mecanismos e seu
funcionamento. Esta etapa geralmente é delineada pela verificação de escopo das
tais ferramentas (sua validade efetiva), bem como pela montagem de focus groups
com os funcionários, de tal forma a compreender, de maneira imparcial, quais
são os reflexos no dia-a-dia dos colaboradores.
O cruzamento dos focos de informação (alta cúpula) e funcionários, permitirá um
posicionamento correto em relação ao projeto por parte da consultoria, que
poderá então apresentar as ferramentas mais adequadas ao planejamento
estratégico de modo a conciliar as pretensões da organização com as
expectativas mais importantes dos colaboradores.
Apresentado na forma de relatório, as conclusões deverão ser aprovadas (após os
ajustes necessários) pela diretoria da organização, possibilitando então os
trabalhos de caráter operacional da consultoria.
2 – Implementação gradual das ferramentas de Planejamento Estratégico de Recursos
Humanos
Independentemente das ferramentas a serem implementadas, é fundamental que haja
um adequado planejamento dos trabalhos, baseado nos seguintes fundamentos:
– definição de equipes mistas de trabalho (consultoria/empresa)
– definição de objetivos funcionais das equipes
– cronograma
– budget (se necessário)
– sistema de informação de endomarketing, fundamental para posicionar os
colaboradores sobre o andamento dos trabalhos e acolher eventuais contribuições
– integração com outras equipes, para avaliação do andamento dos trabalhos e
solução de eventuais dificuldades
3 – Acompanhamento, ajustes, consultoria posterior e treinamento dos
colaboradores
Uma vez implantadas as ferramentas de planejamento estratégico, é fundamental
que os colaboradores sejam treinados a “pensar” estrategicamente também, de tal
forma que os Recursos Humanos passem a agir, produzir e a vivenciar o trabalho
como uma força estratégica real da organização, criando um diferencial
competitivo efetivo, conforme já exposto.
Este treinamento visa:
– dar uma visão ampla do Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, suas
ferramentas e seus objetivos
– Granjear apoio aos novos procedimentos
– Ativar a comunicação vertical e horizontal, de tal forma que o sistema se
beneficie de eventuais feedbacks e possa ser aperfeiçoado in practice.
– Eliminar dúvidas, incorreções de visão e postura, informações errôneas, etc
– Motivas os colaboradores quanto à comunicação interna (endomarketing) e
externa (marketing boca a boca)
4 – Conclusão
Mesmo que o funcionamento do Planejamento Estratégico de Recursos Humanos
esteja devidamente ajustado e em funcionamento, há de se ter em mente que a
área mais sujeita às mudanças na empresa resultantes dos contextos de economia
e política, é exatamente a de Recursos Humanos.
Assim, para que o projeto obtenha validação permanente, é fundamental que
periodicamente ele seja atualizado, refinado, aperfeiçoado e incorpore novas
ferramentas.
Reuniões periódicas entre a consultoria e os grupos de trabalho são interessantes.