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Sergio Luiz de Jesus

É muito comum ouvirmos que, para a maioria das pessoas, aparência é importante, mas não distingue pessoas de pessoas. “Eu não julgo pela aparência” – costuma-se ouvir com freqüência.

Em que pesem as boas intenções e o humanismo de muitos, a verdade é crua e inclemente: julga-se pela aparência SIM e ela é decisiva para direcionar as transações que fazemos com outras pessoas, sejam elas comerciais, profissionais ou sociais.

Assim, já que a realidade é esta e não corresponder em termos aparentes pode significar a perda de uma vaga de emprego, uma venda ou mesmo um relacionamento pessoal, algo precisa ser revisto na questão do aspecto e da apresentação pessoal.

Livros e mais livros têm sido escritos sobre esse assunto, mas queremos resumir o tema aos seus requisitos básicos e fundamentais. Eis aí:

Para Homens e Mulheres

  • É fundamental o asseio físico, bem como das vestimentas. Se você vai fazer uma entrevista de trabalho e está suado, com odor desagradável, amarrotado ou com aspecto de cansaço, é melhor se arrumar antes.
  • Bom gosto é importante, o que não deve ser confundido com luxo. Algumas regras básicas: a) use roupas sob medida, sem estarem muito folgadas ou muito apertadas; b) combine cores: se a calça ou saia é escura, use uma camisa ou blusa clara, ou vice versa, harmonizando as cores; limpe muito bem os sapatos; evite cores berrantes e tenha certeza de que o estilo de roupas que adotou está em combinação com o tipo de ambiente que vai visitar.

Dicas para os Homens

  • Faça a barba e mantenha o cabelo cortado;
  • Lembre-se de que as meias devem combinar com o sapato. Nada de sapato preto, meias brancas e calça social;
  • Se a entrevista ou contato que vai fazer é mais formal ou com pessoa de alto cargo ou posicionamento social, use cores sóbrias (azul marinho, cinza ou preto)
  • Adote uma postura física compatível: não se sente com as pernas abertas, mantenha as costas retas e olhe no olho da outra pessoa.

Dicas para Mulheres

  • Não apele para decotes exagerados, salto muito alto, mini-saia, excesso de maquiagem ou de acessórios. Deixe isso para as festas. Ser discreta e sóbria é a melhor ferramenta para causar uma boa impressão profissional ou mesmo social;
  • Cuidado com o excesso de perfume. Lembre-se que a outra pessoa pode ser alérgica ou simplesmente não gostar da fragrância que está usando;
  • Nada de mascar chicletes ou ficar “revirando” os cabelos na frente da outra pessoa. Gestos assim passam a idéia de nervosismo e despreparo;
  • Seja direta ao responder perguntas. Evite excesso de comentários sobre sua vida pessoal ou particularidades. Isso pode dar a impressão de que você não é uma pessoa sociável, simples e com foco no trabalho.

Com as oportunidades de emprego, de bons negócios e de contatos sociais sendo cada vez mais disputados, é importante desenvolver diferenciais que o coloquem à frente de seus concorrentes.

É claro que a melhor das aparências não vai substituir um conteúdo adequado: sua inteligência, seus sentimentos positivos, sua disposição e motivação para encarar desafios e sua energia em gerar bons resultados. Mas, em se tratando de relacionamentos interpessoais, vale a máxima: um bom conteúdo colocado numa péssima embalagem, compromete o produto final.

Pense um pouco, faça um balanço e aperfeiçoe sua apresentação pessoal. Certamente você vai colher resultados muito melhores, que vão destacar sua competência e capacidade.

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