Sergio Luiz de Jesus
É muito comum ouvirmos que, para a maioria das pessoas,
aparência é importante, mas não distingue pessoas de pessoas. “Eu não julgo
pela aparência” – costuma-se ouvir com freqüência.
Em que pesem as boas intenções e o humanismo de muitos, a
verdade é crua e inclemente: julga-se pela aparência SIM e ela é decisiva para
direcionar as transações que fazemos com outras pessoas, sejam elas comerciais,
profissionais ou sociais.
Assim, já que a realidade é esta e não corresponder em
termos aparentes pode significar a perda de uma vaga de emprego, uma venda ou
mesmo um relacionamento pessoal, algo precisa ser revisto na questão do aspecto
e da apresentação pessoal.
Livros e mais livros têm sido escritos sobre esse assunto,
mas queremos resumir o tema aos seus requisitos básicos e fundamentais. Eis aí:
Para Homens e Mulheres
- É fundamental o asseio físico, bem como das
vestimentas. Se você vai fazer uma entrevista de trabalho e está suado, com
odor desagradável, amarrotado ou com aspecto de cansaço, é melhor se arrumar
antes.
- Bom gosto é importante, o que não deve ser
confundido com luxo. Algumas regras básicas: a) use roupas sob medida, sem
estarem muito folgadas ou muito apertadas; b) combine cores: se a calça ou saia
é escura, use uma camisa ou blusa clara, ou vice versa, harmonizando as cores;
limpe muito bem os sapatos; evite cores berrantes e tenha certeza de que o
estilo de roupas que adotou está em combinação com o tipo de ambiente que vai
visitar.
Dicas para os Homens
- Faça a barba e mantenha o cabelo cortado;
- Lembre-se de que as meias devem combinar com o
sapato. Nada de sapato preto, meias brancas e calça social;
- Se a entrevista ou contato que vai fazer é mais
formal ou com pessoa de alto cargo ou posicionamento social, use cores sóbrias
(azul marinho, cinza ou preto)
- Adote uma postura física compatível: não se
sente com as pernas abertas, mantenha as costas retas e olhe no olho da outra
pessoa.
Dicas para Mulheres
- Não apele para decotes exagerados, salto muito
alto, mini-saia, excesso de maquiagem ou de acessórios. Deixe isso para as festas.
Ser discreta e sóbria é a melhor ferramenta para causar uma boa impressão
profissional ou mesmo social;
- Cuidado com o excesso de perfume. Lembre-se que
a outra pessoa pode ser alérgica ou simplesmente não gostar da fragrância que
está usando;
- Nada de mascar chicletes ou ficar “revirando” os
cabelos na frente da outra pessoa. Gestos assim passam a idéia de nervosismo e
despreparo;
- Seja direta ao responder perguntas. Evite
excesso de comentários sobre sua vida pessoal ou particularidades. Isso pode dar
a impressão de que você não é uma pessoa sociável, simples e com foco no
trabalho.
Com as oportunidades de emprego, de bons negócios e de
contatos sociais sendo cada vez mais disputados, é importante desenvolver
diferenciais que o coloquem à frente de seus concorrentes.
É claro que a melhor das aparências não vai substituir um
conteúdo adequado: sua inteligência, seus sentimentos positivos, sua disposição
e motivação para encarar desafios e sua energia em gerar bons resultados. Mas,
em se tratando de relacionamentos interpessoais, vale a máxima: um bom conteúdo
colocado numa péssima embalagem, compromete o produto final.
Pense um pouco, faça um balanço e aperfeiçoe sua
apresentação pessoal. Certamente você vai colher resultados muito melhores, que
vão destacar sua competência e capacidade.