Transforme as negativas em positivas
4 de fevereiro de 2019
Será que minha equipe está negociando bem?
4 de fevereiro de 2019
Transforme as negativas em positivas
4 de fevereiro de 2019
Será que minha equipe está negociando bem?
4 de fevereiro de 2019

A dinâmica de grupo dessa edição traz uma atividade para trabalharmos um pouco de cooperação entre os vendedores para, mesmo depois de atingirem sua meta, contribuírem para alcançar a meta do departamento, tanto de vendas como de faturamento.

Primeiramente, reúna sua equipe em uma sala. Você precisará apenas de algumas folhas de jornal. Faça uma ponte no chão com as folhas completamente estendidas e, em seguida, peça para o grupo formar uma fila para atravessá-la: claro que com todo um drama, dizendo que ela está despencando. Depois que todos passa­rem com cuidado pela ponte, divida o grupo em dois; coloque um em cada lado da ponte e peça para cada grupo atravessar em um momento; assim que trocarem de lado, solicite que duas pessoas atravessem juntas, uma de cada grupo, até que mudem de lado mais uma vez.

Durante a atividade, vá pedindo cuidado para que não derrubem a ponte, avise que está cheio de peixes carnívoros no rio. Nesse momento, você perceberá que a descontração é geral entre os membros.

Então, dobre as folhas de jornal ao meio, deixando, assim, a ponte mais estreita. Avise aos grupos que metade da ponte caiu, que só há um ladinho para passar. Peça para que façam duas filas, uma de cada lado e a atravessem.

Nesse momento, preste atenção se, devido a dificuldade de passarem juntas, as pessoas ficam de costas umas para as outras, tendência natural do ser humano, ou se unem as mãos e atravessam de frente, alternando os passos, ou seja, unidas para alcançar o objetivo – atravessar a ponte – com mais facilidade.

Depois que todos atravessarem, peça para retornarem a suas cadeiras e façam a leitura da matéria da revista Motivação, “Compe­tição x cooperação”, que está disponível na seção VM PLUS, no portal VendaMais (www.vendamais.com.br).

Estimule uma discussão, levando em conta o dia-a-dia da área de vendas: a pressão por metas, a facilidade de alguns e a dificuldade de outros. Fale da importância do trabalho em equipe e do com­promisso com a empresa.

Fonte: VENDA MAIS – Novembro/2010 – Pág. 53.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *