CRM ou ERP – O que minha Empresa precisa?
5 de fevereiro de 2019“Cale a boca, incompetente”
5 de fevereiro de 20191- Líderes visionários são importantes. Mas grandes
administradores são fundamentais
A liderança tornou-se tão calma nos anos 90! Gire a manivela e produza uma
visão. Administração? Isso era coisa para os fracos, os molengas e os que estão
no fim da linha. Bem, visão é uma coisa muito elegante, mas a excelência
mantida por uma companhia vem de um grupo de administradores capazes. Os
grandes administradores são o cimento de uma organização. Eles criam e mantêm
unidas as pessoas que detêm o poder nas companhias de alto desempenho. Não se
deixe influenciar pelo velho mantra que diz que “os administradores são
chatos e os lideres são calmos”. Em vez disso, sigo o Princípio de Peters:
“Os lideres são calmos. Os administradores também”.
2- Sim, há épocas
em que o culto da personalidade funciona!
Ok, aqui vai o caminho paradoxal e zeguezagueante da liderança em tempos
aloprados, É verdade que há épocas de verdadeiro perigo corporativo em que
ninguém consegue fazer o que é necessário – a não ser um líder visionário de
estatura maior do que a vida. Na minha opinião, o primeiro líder de negócios
que foi capaz de estabelecer um culto da personalidade mais ou menos desse eor
foi Lee Iacocca. Quando ele assumiu a Chrysler em 1978, a companhia estava no
leito de morte. A Chrysler voltou-se para ele assim como um país se volta para
lideres carismáticos em tempos de guerra. Há épocas em que necessitamos de um
líder que ofereça uma visão grandiosa, popular – alguém que simbolize um novo
enfoque para os negócios.
3- A liderança é
confusa!
Mantra número 1 da liderança: Tudo depende. Há vários anos Victor Vroom,
professor de organização e administração em Yale, desenvolveu um modelo que
mais tarde foi adaptado e popularizado por Ken Blanchard. O que ele diziam: que
nós temos de pensar sobre liderança situacional – a pessoa certa, o estilo
certo, par a situação certa. Vi isso quando trabalhei na consultoria McKinsey.
A firma descarrilara, e os sócios elegeram Alonzo McDonald como
sócio-administrador. Não fizeram isso por gostar dele (ele não era da espécie
dos que atraem afagos), mas sim porque era o cara certo para consertar tudo o
que estava quebrado. McDonald encorajou os que tinham um desempenho fraco,
apertou os sistemas de controle e colocou a empresa de volta no patamar
lucrativo. Depois disso, os sócios o chutaram para a casa Branca, onde ele se
tornou diretor. Um lema: “A situação é que manda”. Um líder para
todas as épocas? Você está sonhando!
4- No que se refere a talento, a liderança não é coisa de rendimento médio.
“Não existe um eu em um time”. Que bobagem! Será que alguém realmente
pensa que o técnico Phil Jackson ganhou seis campeonatos com os Chicago Bulls
nivelando o talento de Michael Jordan com o do resto do time? Sim, o trabalho
de equipe é importante. Não – o trabalho de equipe não significa baixar o nível
de alguém extremamente talentoso para o menor denominador comum. Linha
final:”os times espetaculares invariavelmente são constituídos por
indivíduos talentosos que lutam uns contra os outros. Com o auxílio de um líder
talentoso, porém, eles conseguem cultivar o ego e ganhar os campeonatos como
uma equipe. Ao mesmo tempo.
5- Líderes amam a
confusão
Um líder que mereça ser lembrado? O fabuloso professor do seu filho – aquele
que vê cada uma das almas que lhe foram confiadas como pecas únicas. O
professor que você deve evitar custe o que custar? Aquele que faz todos os
garotos ficarem sentadinhos nas carteiras, incapacitados de se expressar. Não
há confusão – e nenhuma criatividade, nenhuma energia. Você quer uma liderança?
Vá procurar um incrível professor e veja o jogo que ele faz com a classe.
6- O líder
raramente é – ou nunca é? – o que apresenta o melhor desempenho
Uma vez li que as três maiores transições psicológicas que um ser humano adulto
enfrenta são o casamento, o nascimento do primeiro filho e o primeiro cargo
como chefe. Em cada uma dessas situações as pessoas aprendem a viver e a ter
sucesso. É por isso que não há decisão mais importante para uma companhia do
que a de selecionar os seus administradores de primeiro escalão. O melhor líder
de um time raramente é o melhor jogador. É apenas o que acabamos de dizer: o
melhor líder. Os lideres divertem-se orquestrando o trabalho de outros – e não
o executando eles próprios.
7- Líderes entregam
em domicílio
Se você quer ser um verdadeiro líder, precisa imitar o entregador de pizzas: é
melhor entregar em domicílio. Nos últimos cinco anos, as idéias e o
comportamento controlado contaram. E o que conta, agora? Desempenho.
Resultados.
8- Líderes criam os
eu próprio destino
Acredite: durante os próximos cinco anos não haverá lugar para os burocratas.
Somente as pessoas que tomam a determinação pessoal de liderar sobreviverão – e
isso é verdade para todos os níveis de todas as organizações. De uma maneira
surpreendente vimos isso acontecer onde menos se esperava: entre os militares.
A experiência que a Marinha ou o Exército podem passar a alguém é que os
líderes são necessários em todos os níveis. É isso o que acontece também hoje
nas guerras das corporações. A verdadeira batalha começa quando o computador é
posto fora de combate, o capitão é morto, o tenente é gravemente ferido, o
sargento hesita, e, de repente, aquele agricultor de 18 anos encontra-se no
comando de um pelotão, conduzindo-o para o combate. E a vida e a morte da
companhia, do time, ou do projeto dependem do equilíbrio das coisas. Isso é
liderança em todos os níveis, ensinada muito melhor no trabalho, no dia-a-dia,
do que numa faculdade de administração.
9- Líderes vencem
usando logística
Visão – claro. Estratégia – sim. Mas quando você vai para a guerra deve ganhar
usando logística superior. Depois que a Guerra do Golfo acabou, a mídia
focalizou a estratégia que foi usada por Colin Powell e executada por Norman
Schwarzkopf. Na minha opinião, o cara que ganhou a Guerra do Golfo foi Gus
Pagonis, o gênio que cuidou de toda a parte logística. Não importa o quanto a
sua visão e a sua estratégia sejam brilhantes se você não puder ter os
soldados, as armas, os veículos, a gasolina, a comida – as botas, pelo amor de
Deus! – para dar às pessoas certas, no lugar certo, na hora certa.
10- Líderes
entendem o poder supremo dos relacionamentos
A guerra – ou seja, ter os negócios em pé de guerra – é fundamentalmente um
assunto feminino! Quando tudo está preparado, o que importa são os relacionamentos
que os lideres criaram com seus seguidores. O lema favorito do general
americano Douglas MacArthur era: “Nunca dê uma ordem que não possa ser
obedecida”. As mulheres sabem disso e investem em relacionamentos – esse é
um dos motivos pelos quais a primazia do talento de liderança disponível no
mundo de hoje está com as mulheres!
11- Líderes fazem
tudo ao mesmo tempo
Qual é o item mais restrito hoje, amanhã e depois de amanhã? O tempo. O futuro
pertence ao líder que consegue fazer uma dúzia de coisas simultaneamente. E
quem é ele? Quero dizer, ela? Quem consegue administrar mais coisas ao mesmo
tempo? Quem se ocupa dos detalhes? Quem encontra novas pessoas? Quem faz mais
perguntas? Quem ouve melhor? Quem encoraja a harmonia? Quem trabalha com uma lista
imensa de coisas a fazer? Quem é melhor em se manter ligada nas outras pessoas?
Bem, isso é uma pessoa de mil ofícios. Vamos chamar as mulheres de líderes.
12- Líderes se
comprazem com a ambigüidade
Os próximos cinco anos serão uma viagem na montanha-russa da economia. O que
significa que os líderes serão desafiados não apenas a tomar decisões baseadas
em fatos. Terão também de entender o sentido dos sinais conflitantes e difíceis
de detectar que chegam através do nevoeiro e do barulho. Líderes conseguem
manipular quantidades imensas de ambigüidade.
13- Líderes
eletrificam o ambiente de trabalho
Nos velhos tempos a rede de negócios fornecia um meio operacional direto: eu
sou um vice-presidente, você é um vice-presidente. Se eu quero algo seu,
convido-o para um drinque e consigo o que desejo. Agora o poder está difuso, as
alianças estão sempre mudando e os canais das tomadas de decisão são fluidos e
indiretos. O jogo de hoje é: eletrifique o seu ambiente de trabalho. A maneira
de fazer uma venda ou de influenciar uma decisão de alto impacto é construir,
alimentar e mobilizar uma rede de influenciadores-chave em cada nível da
operação.
14- A liderança é a
arte do improviso
O jogo – aliás, o livro essencial de regras – muda continuamente. A competição
muda o tempo todo. Assim, os líderes precisam também mudar, continuar a
reinventar a si próprios. Líderes têm de estar prontos a adaptar, mudar,
esquecer, perdoar. Têm de estruturar novos papeis e novos relacionamentos para
eles próprios, para sua equipe e para os sócios.
15- Líderes confiam
em seus instintos
“Intuição” é uma palavra que adquiriu uma conotação ruim. Intuição é
a nova física. É uma maneira prática, einsteiniana, de tomar decisões difíceis.
Linha final: quanto mais loucos os tempos, mais os líderes devem desenvolver
sua própria intuição – e confiar nela.
16- Líderes confiam
na confiaça
Meu parceiro comercial, James Kouzes, e o seu colega Barry Posner, disseram
isso no livro Credibility – How Leaders Gain it and Lose it, Why People Demand
it (Ed. Vossey Bass). Num mundo louco, nós exigimos alguém em quem possamos
confiar. Como subordinado, confio em um líder que aparece, faz as coisas mais
difíceis e depois volta no dia seguinte cheio de vitalidade.
17- Líderes são
monstros natos no que se refere a assumir o poder
Há duas maneiras de lembrar o legado que Jack Welch nos deixou como líder. A
primeira é que ele criou mais valor para os acionistas da GE do que qualquer
outro líder nos dias modernos. Ele também criou mais líderes do que ninguém.
Quando pensamos em Welch, não o associamos à palavra “visão”, mas a
padrões rigorosos de desempenho, conquistas de poder, liderança e
desenvolvimento de talento. Welch é um grande administrador.
18- Líderes
esquecem com facilidade
Peter Senge teve, há dez anos, uma intuição brilhante: a de que as companhias
deveriam ser organizações de aprendizado. Minha campanha hoje: as companhias
devem ser organizações capazes de esquecer. Você tem uma idéia? Não exite.
Trabalhe nela enquanto ela é original. Não funciona? Tente outra coisa.
19- Líderes sempre
aparecem com modelos novos
Muitos estão preocupados com a criação de organizações de alto desempenho. Mas
eis o que eu digo: tempos doidos requerem organizações com altos padrões de
desvio! Líderes sabem que as organizações precisam renovar as reservas de
genes. É o que acontece quando os líderes esquecem as práticas antigas e abrem
sua mente às novas. Isso também acontece – e de uma maneira mais eficiente –
quando os líderes aparecem com novas pessoas, que tenham idéias novas. Como
líder, faça com os eu pessoal o que a Cisco fez com a tecnologia: adquira uma
nova linha de pensamento adquirindo uma nova linha de pensadores.
20- Líderes cometem
Eros – e não esquentam a cabeça com isso
Ninguém – repito, ninguém – faz tudo certo na primeira vez. A maioria não faz
nem na segunda, nem na terceira, nem na quarta. Winston Churchill disse que
“sucesso é a habilidade de ir de fracasso em fracasso sem perder o
entusiasmo”.Churchill fracassou de missão em missão – até que deparou com
uma grande missão e salvou o mundo. À medida que os tempos ficam mais loucos,
você verá um número maior de erros. Quando você comete erros, tem de
reconhecê-los logo, mudar – para amanhã cometer erros mais friamente.
21- Líderes amam
trabalhar com outros líderes
John Roth, presidente na Nortel, diz: “A nossa estratégia deve se ligar à
de clientes que lideram indo para o ataque. Se nos concentrarmos nos clientes
que ficam na defensiva, também nos tornaremos defensivos”. Amém! Os
líderes podem ser reconhecidos pela companhia. Se você estiver trabalhando com
pessoas que são líderes, que têm clientes que também são líderes que compram de
fornecedores que são líderes – então você poderá se manter na liderança durante
os próximos cinco anos. Líderes trabalham com líderes. É isso aí – muito
simples.
22- Líderes têm
humor
Ninguém é infalível. Para sobreviver nestes tempos difíceis, você terá de rir
de si mesmo e das situações muito mais vezes do que imagina. O humor é a melhor
arma para evitar que você e sua equipe enlouqueçam.
23- Líderes criam
marcas
Você não será um líder nos próximos cinco anos se não for capaz disso. A
capacidade de criar uma marca é que vai dar o tom da cultura e estabelecer as
idéias que dão corpo à empresa. Essa é a marca registrada de um líder. Se você
ainda não consegue fazer isso, trate de aprender.
24- Líderes também
sabem quando devem desafiar as marcas
Em tempos loucos, as especificações do caráter corporativo devem estar abertas
a uma reavaliação constante. O que funcionou nos últimos cinco anos poderá
funcionar, mas também poderá não funcionar nos próximos cinco anos.
25- Líderes têm bom
gosto
Existe uma coisa chamada bom gosto. Talvez uma palavra melhor para isso seja
“graça”. Eu adoro esta citação, da designer Celeste Cooper: “A minha
palavra favorita é “graça” – seja ela graça extraordinária, graça
salvadora, graça sob fogo, Grace Kelly. A maneira como vivemos contribui para a
beleza – seja no modo como tratamos as outras pessoas, seja como tratamos o
ambiente”. Os líderes que podem mudar a nossa vida não se intimidam com
palavras como graça, beleza e gosto.
26- Líderes não
criam seguidores – criam mais líderes
Um número grande de líderes antiquados mede a sua influência pelo número de
seguidores que diz ter. Mas os maiores líderes são os que não têm seguidores. É
só pensar em Martin Luther King Jr. ou Nelson Mandela. Eles procuravam mais
líderes, para que pudessem transmitir-lhes o poder de descobrir e criar os seus
próprios destinos.
27- Líderes gostam
do arco-íris – por razões completamente pragmáticas
Mais uma palavra que adquiriu um significado ruim: “diversidade”.
Diversidade, durante os últimos 20 anos, transformou-se na “coisa certa a
fazer”. Bem, quando os tempos são difíceis, a diversidade não é só uma boa
coisa – ela é um item de sobrevivência. O que se tem contra a diversidade é o
que se tem contra a homogeneidade: quando o mundo está passando por mudanças
repentinas, imprevisíveis e assustadoras, você tem de ter uma reserva
diversificada de genes. Você precisa ter múltiplos pontos de vista. Em uma
época heterogênea, a homogeneidade é insatisfatória!
28- Líderes não
sucumbem ao próprio sucesso
Um número muito grande de pessoas obteve sucesso – um sucesso realmente grande
– nos últimos cinco anos. Algumas delas pensam que foram responsáveis por isso.
Mas, em tempos difíceis, os liderem não acreditam no que os jornais dizem sobre
eles. E nunca permitem que as suas organizações se mostrem complacentes! A
confiança gera um sentimento de infalibilidade. Mas uma vez: amém.
29- Líderes nunca
são apanhados lutando na guerra passada
Esse é o velhíssimo problema dos generais recobertos de medalhas – estão sempre
se preparando para lutar na última guerra. A lição, tirada da História,
aplica-se ao mundo dos negócios. Em que ramo de negócio você está? A única
resposta que faz sentido no mundo de hoje é: só Deus sabe! Vice pertence ao
time que começou a usar a Internet logo que ela apareceu? Ótimo! O único
problema é que a Internet ainda está usando fraldas. Só agora os velhos gigantes
estão despertando para usar o seu potencial. Qual é o seu próximo ato
totalmente novo?
30- Os líderes têm
de passar sua mensagem. Eles se preocupam em não jogar fora o bebê junto com a
água do banho
Já falei que esses nossos tempos são paradoxais? Bem – são. Mas aqui está o
outro lado da moeda: enquanto está combatendo a coerência, você deve agir de
maneira coerente. Para ser “excelente” (gerar lucros, garantir a
qualidade e satisfazer os clientes), você deve ser coerente e construir uma
infraestrutura de produção de capacidade estelar. Mas a obsessão que permite
que você atinja objetivos de ganho e de qualidade é que o torna vulnerável às
novas e estanhas ameaças. Imagine só: gostar da água do banho e ter de joga-la
fora.
31- Líderes prezam
as assassinos que há dentro da organização
Os líderes, consciente ou inconscientemente, ultrapassam os limites da
sabedoria convencional. Mas os líderes verdadeiramente grandes passam ao nível
seguinte. Eles procuram na organização quem queira ultrapassar a sua própria
sabedoria – e reverenciam essas pessoas. Os grandes líderes honram as pessoas
que querem depô-los, os assassinos do seu meio. Repitam comigo: os verdadeiros
líderes aclamam Brutus!
32- Líderes adoram
a tecnologia
Eu quero dizer: A-D-O-R-A-M. A tecnologia é a arquiteta da mudança. Você tem de
amar (não quero dizer gostar ou tolerar) tecnologia. Ela vai mudar tanto você
como sua companhia. Se não amá-la, você se tornará sua vítima e não seu
parceiro de mudanças. Você não precisa se transformar em técnico, mas tem de
adotar a tecnologia, cuidar dela. Ela é sua amiga, sua amante, e às vezes lhe
será infiel. Ela o levará por caminhos sombrios e perigosos. Não importa. Ela
está remodelando o mundo. E você deve pular alegremente para dento dela (essa é
a melhor maneira de amá-la).
33- Líderes sempre
têm uma paixão escondida na manga
Líderes sonham em technicolor, vêem o mundo com cores mais brilhantes, imagens
mais definidas e alta resolução. Em última análise, liderança é ter, criar,
mostrar e difundir energia. Os líderes emocionam, irrompem, flamejam e têm um
entusiasmo sem limites. E como seria possível não terem tudo isso? A lógica é:
se você não amar o que está fazendo, se não estiver completamente apaixonado
pelos eu projeto, pela sua equipe, pelos seus clientes e pela sua companhia,
então porque diabos está fazendo tudo isso? E porque, com mil diabos, esperaria
que alguém o seguisse?
34- Líderes sabem:
energia gera energia
Cada companhia bem-sucedida, cada equipe bem-sucedida e cada projeto
bem-sucedido funcionam com apenas uma coisa: energia. A tarefa do líder é
transformar-se na fonte de energia que impulsiona os outros. Mas às vezes um
líder não tem energia. Às vezes a situação fica preta e o resultado parece
duvidoso. E eu digo: faça de conta! Nesse ponto crítico a energia torna-se
essencial. Então, se você tem de fingir, finja! E assim que você dá o pontapé
inicial no ciclo energético, a natureza faz o resto e a energia começa a fluir.
Benjamin Zander disse isso muito bem: a função do líder é a de ser um
“distribuidor de entusiasmo”.
35- Líderes
organizam a comunidade
Vamos dar três calorosos vivas a Saul Alinsky. (Nunca ouviu falar dele?
Depressa! Acesse a Amazon.com e compre Rules for Radicals: a Pratical Primer
for Realistic Radicals, Ed. Random House). Leia imediatamente. Não importa se
você está descobrindo novos talentos, fazendo uma venda ou estabelecendo uma
parceria. Tudo o que você faz é estabelecer raízes. O cargo que ocupa pode
indicar que você é um líder. Quer realizar aquela reciclagem de processo de
negócios que a Internet permite? Você deve atingir um engajamento de primeira
linha, chegar aos votos! Tem de levar seus clientes a votar em você, seus
fornecedores e seus empregados também. Como agir para eles fazerem algo mais do
que simplesmente aparecer? Você os recruta e vai ganhando o voto deles dia a
dia.
36- Líderes
respeitam os outros
Há um outro livro importante que tem uma única palavra como título: Respect –
Na Explanation (Ed. Perseus), de Sara Lawrence-Lightfoot. A essência da sua mensagem:
“Só muito mais tarde é que percebi qual era o segredo de papai. Ele
conquistava o respeito respeitando os outros. Ele conversava e ouvia o garoto
que engraxava sapatos da mesma maneira como ouvia e falava com um bispo ou um
diretor de escola. Ele se interessava profundamente pelo que você era e pelo
que tinha a dizer”. Os líderes se importam com as suas conexões – porque
elas movem montanhas.
37- Líderes
aparecem
Vale a pena mostrar engajamento e respeito fazendo uma viagem de 6000 milhas
para realizar uma reunião de 5 minutos. Hatim Tyabkji, que era o CEO da
Verifone, viajou uma vez da África do Sul ao Colorado – a caminho da Noruega –
e fez uma palestra de 1 hora par apenas 30 pessoas. Por que? Porque três meses
antes dessa data ele prometera estar lá. Eu garanto que as pessoas prestaram
uma atenção enorme no que ele disse.
38- Liderança é
desempenho
De acordo com Carly Fiorina, CEO da HP: “Liderança é desempenho. Você tem
de estar consciente do seu comportamento, porque todas as outras pessoas estão”.
Os lideres se esforçam para passar a mensagem certa na maneira como andam,
flam, se vestem e se posicionam. A liderança não diz respeito somente à ação,
mas também à atuação.
39- Líderes são
grandes contadores de histórias
Um desempenho tem de ter um roteiro. A comunicação eficiente de uma história é
uma chave – talvez seja a chave – da liderança. Por quê? Porque as histórias
são coisas reais. Elas falam do que lembramos, da maneira como aprendemos e
como visualizamos as coisas que podem se realizar. Se você quiser interessar os
colegas no desempenho futuro de sua empresa, não apresente a eles somente
números. Conte-lhes uma história. Números são aborrecidos. As histórias são
pessoais, apaixonadas e preenchem um propósito.
40- Líderes dão uma
causa a cada pessoa
Se você quiser que as pessoas prestem atenção – realmente muita atenção –
aliste-as numa causa que possa despertar o seu interesse. Por exemplo:
tornar-se parte de uma equipe que fará história. As pessoas fazem o impossível
por uma causa. Mas por um negócio elas apenas trabalham. Qual é a sua causa?
41- Líderes
concentram-se no material sutil
Pessoas. Valores. Caráter. Engajamento. Uma causa. Tudo o que supostamente
seria blábláblá para o mundo dos negócios é material que merece a atenção dos
líderes – sempre. É por isso que a liderança é uma arte e não uma ciência. Se a
liderança fosse apenas uma questão de atingir números, seria só um problema
matemático. Mas a liderança é um dos mistérios humanos. Nesses tempos, à medida
que se torna mais difícil atingir os números (ou sequer entende-los), a
frustração acarreta a tentação de ser um líder do tipo “deixa que eu
resolvo”. Rapidamente veremos, porém, quem é que vai conservar a energia
da empresa diante da adversidade e da ambigüidade. E veremos quem se confronta
com a resistência passiva, com a rebelião silenciosa e com atos esporádicos de
insubordinação.
42- Lideres pensam,
ou melhor, sabem que podem fazer diferença
Chame isso de otimismo insano ou de excesso de autoconfiança. Os líderes estão convencidos
de que vão fazer diferença. E isso não é ter um ego inflado, mas um saudável e
inquestionável senso de adequação. Um líder assim atrai outros que partilham
desse sentimento. E, partindo disso, surge uma equipe que, certamente, fará
diferença! O que vem antes: senso de adequação ou habilidade de realizar? Aí
está mais uma camada na alquimia da liderança.
43- Líderes sempre
acham tempo para usar o telefone
Lendo os livros sobre liderança, vê-se que há uma forte contracorrente
afirmando que os líderes são pessoas de ação. Eles são, também são grandes
faladores. A liderança requer um suprimento inesgotável de energia verbal;
falar ao telefone, ficar concentrado na sua mensagem, repetir o mesmo mantra
até que você não possa suportar mais o som de sua própria voz – e, depois,
repetir a mensagem. Quando você começar a ficar saturado dela, provavelmente
ela estará começando a difundir-se na organização. Não é possível ser um líder
do tipo forte e silencioso. Você tem de ser um comunicador incansável.
44- Líderes escutam
com toda a atenção
Líderes falam. Líderes escutam. Ou seja, mais uma vez, é preciso ver o outro
lado da moeda. Os líderes escutam o que o mercado está dizendo, o que o cliente
está dizendo, o que a equipe está dizendo. Não, você não tem de fazer tudo o
que lhe pedem. Mas, mostrar que está realmente escutando o que lhe dizem,
estará demonstrando respeito pelas pessoas. Os ouvintes atentos, sintonizados,
geram simpatia, criam conexões e, em última análise, constroem coerência.
Quando a situação ficar difícil, essas são as qualidades que sustentarão você.
Ouça enquanto pode, para liderar quando for o seu dever.
45- Líderes têm
prazer em rodear-se de pessoas que são mais espertas que eles próprios
Não se desespere, porque você não achará todas as respostas. E o que é mais
importante: não se espera mais que você as tenha. Porque ninguém pode ter todas
as respostas! O que esperam de você é que contrate pessoas – em todos os níveis
da sua organização – que tenham as respostas. São elas que levam você a tomar
as decisões certas, a lidar com um mundo confuso. São essas pessoas que, em
última análise, tornarão você conhecido. Os feitos delas terão suas assinatura,
serão a medida de sua competência. Se tiver confiança suficiente para contratar
as pessoas que tenham mais talento do que você próprio, será conhecido como um
líder audacioso. Se contratar somente pessoas que não sejam tão talentosas como
você próprio, parecerá fraco e inseguro. E, em última análise, falhará.
Portanto, decida. Quer ser a pessoas mais inteligente da organização? Ou quer
vencer – e deixar um legado?
46- Grandes líderes
são grandes políticos
Liderança não é coisa para gente fraca. Assumir a responsabilidade de conduzir
outros à batalha – tanto na guerra como no trabalho – não é para fracos. E não
é somente uma questão de ter estômago para agüentar o número de mortos. É o
mundo real da política organizacional e do que é preciso fazer para que as
coisas sejam concluídas. Não estou endossando nenhum tipo de jogo sujo. Estou
só dizendo que não se pode fingir que o jogo não vai ficar duro. Vai. E talvez
seja possível você se manter sempre em cima do muro e assim mesmo tornar-se um
líder eficiente. Ponto final.
47- Líderes criam
um sentido para as coisas
O papel de um líder não é somente o de tomar decisões e fazer produtos ou
serviços. A função de um líder é também criar significados. Por quê? Porque, em
tempos como estes, as pessoas dependem dos seus líderes para absorver todo o
caos, a informação e a mudança e encontrar algum padrão significativo e um
propósito definido no meio de todo esse entulho.
48- Líderes
aprendem
Adivinhe qual é a pior coisa que pode acontecer a você como líder? Exaurir o
seu capital intelectual. Antes de chegar à liderança, você acumulou
conhecimento indo a conferências, tomando notas, pesquisando na Internet como
um doido e mantendo os olhos e os ouvidos bem abertos o tempo todo. Isso o
levou para as fileiras da frente. E aí você se enrola nas políticas internas e
começa a dissipar o capital intelectual que acumulou durante anos de trabalho
duro. Pelo fato de estar tão ocupado em fazer coisas, você pára de aprender.
Fica parecendo um disco quebrado, repetindo os paradigmas de ontem. Você ouve o
círculo fechado dos seus “brilhantes” conselheiros. E começa a citar
a si próprio! Para evitar esse erro, líderes devem fazer hora extra em dobro.
Se você não aprender rapidamente, pode ter certeza de que vai ficar para trás.
49- Líderes. . .?
Agora é com você: qual é sua proposta para tempos tão difíceis? Qual é o lema
que capta verdadeiramente a essência da liderança? O que, na sua opinião, os
líderes devem fazer para ter sucesso nos próximos cinco anos?
50- Os verdadeiros
líderes sabem quando devem parar de trabalhar
Muito trabalho deixa de ser feito por aqueles que permanecem no posto além do
seu prazo de validade. Não são somente os jogadores de futebol que correm esse
risco. Acontece também com os CEO’s das grandes organizações. Como saber a hora
de parar? Quando você sabe que uma idéia não vai funcionar antes mesmo de
experimenta-la, quando vê um problema conhecido de volta ao seu dia-a-dia e
quando já resolveu tantas vezes a mesma coisa que ela não apresenta mais nenhum
interesse. Quando lembra que se tornou um líder por representar um desafio ao
conhecimento convencional e reconhece que agora você representa o status quo.
Quando você deixou de cumprir todos os outros 49 itens da lista, volte ao
número 1 e recomece tudo outra vez.
Tom
Peters, autor, conferencista, aprendiz e o ouvinte, diz que a liderança é a
mercadoria mais escassa. O que você acha disso? (tom@peters.com)