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5 de fevereiro de 2019Planejamento e Gerenciamento Estratégicos
5 de fevereiro de 2019O programa deve ser bem elaborado. Aliado à motivação, foco e disciplina, pode garantir novos rumos e resultados para o executivo
Lembro-me de nações da Ásia, África e América Latina – que visitei num passado recente – que estavam em uma situação difícil em termos políticos, sociais e econômicos. De repente, deram um salto qualitativo no quadro político e econômico.
Ao analisar essa situação, vejo que, por trás do crescimento, houve um plano estratégico muito bem estruturado que levou esses países a um lugar de destaque. Seus governos desenvolveram projetos de olho no futuro.
Com relação às pessoas, o caminho não é diferente. Ou seja, quando você sabe para onde vai, por que quer chegar lá e como quer chegar, a possibilidade de conquista é muito grande. Tenho acompanhado executivos que fazem isso muito bem e conseguem atingir o sucesso em suas carreiras de uma forma estruturada, com motivação, foco e esforço. Mas entendo que são poucos os que estabelecem um plano bem elaborado, do qual constam metodologia, planejamento, tempo e habilidade. Nessa direção, o processo de coaching (relacionamento em que uma pessoa se compromete a apoiar outra a atingir um determinado resultado) se bem aplicado e assessorado por um profissional capaz, é um instrumento importante para que o plano individual possa ser elaborado de forma eficaz. Assim, poderá gerar os resultados esperados – para o executivo e para a organização.
O ponto de partida para isso é fazer um bom diagnóstico, ou melhor, dispor de um excelente “banco de dados”, com informações sobre competências, estilos de relacionamento e características do profissional que será trabalhado, Identificar as barreiras e os obstáculos para alcançar os objetivos que estão sendo propostos também são importantes nessa fase de planejamento.
Plano básico
A partir dessas informações, processadas através de feedbacks internos e externos, e do uso de instrumentos eficientes, como o MBTI e o Firo B – que facilitam o entendimento das pessoas em relação aos seus comportamentos, valores e relacionamentos – é estabelecido um plano estratégico. Esse plano deve levar em conta a definição dos objetivos principais, as ações de suporte e as necessidades pessoais para motivar a busca por resultados efetivos.
Fonte: REVISTA VIDA EXECUTIVA – Ano 4 Nº 41 – Pág. 50.