Gerentes centralizadores
5 de fevereiro de 2019Manual do Chefe Competente
5 de fevereiro de 2019Alguns dizem que é um mal necessário. Outros, ante sua simples
menção, ficam irados e fogem. Outros ainda a consideram um tipo de arena. De
fato, o conceito de reuniões de trabalho não é dos melhores, embora seja
praticamente impossível gerenciar equipes e atualizar procedimentos rápidos de
trabalho sem elas.
Por que se tornaram tamanho martírio? Basicamente, por falta de planejamento e
bom senso. Senão vejamos: quantos se preocupam em estabelecer uma pauta prévia
de assuntos, que seja realista em relação ao tempo disponível e objetiva quanto
aos pontos que se quer alcançar? Quantos se preocupam em controlar o tempo das
discussões, de maneira que os participantes não se percam em divagações tolas e
sem consistência?
Assim, baseado em horas e horas perdidas em reuniões inúteis, permito-me
oferecer aos leitores 5 dicas sobre como tornar reuniões produtivas e eficazes:
1- Faça a mencionada pauta, dispondo assuntos, o tempo dedicado a cada um e o
objetivo a ser alcançado na reunião. Distribua previamente aos participantes.
2- Controle os participantes, notadamente os contestadores, os digressivos e os
inobjetivos. Intervenções para correção da rota dos assuntos deveriam ser algo
normal, para que elas se tornassem ágeis.
3- Convide somente pessoas imprescindíveis. Quanto mais gente, menos
objetividade.
4- Determine previamente também o que se espera de cada participante, para que
possam funcionar em torno do objetivo traçado. Combine o que precisam levar,
expor e discutir. Dê-lhes um caminho claro.
5- Controle rigidamente o tempo. Ou você não se lembra de quantos atrasos no
jantar foram motivados por discussões inúteis em reuniões?
É claro que nem sempre tudo será mil maravilhas. Mas planejando e controlando,
muitas e muitas horas serão poupadas e as reuniões da empresa terão sentido.Sergio Luiz de Jesus