Sergio Luiz de Jesus
Diferentemente do que alguns podem pensar, negociação é algo que está presente na vida de praticamente qualquer pessoa que conviva em sociedade. Ela é parte integrante das relações inter-humanas, sendo fundamental no convívio familiar, profissional, social, esportivo, etc.
Aperfeiçoar-se nas técnicas de negociação, mais do que vantagens profissionais, propicia:
Quanto aos tipos de negociação, destacam-se:
O negociador adota uma posição amigável para com a outra parte e, em decorrência disto, sentindo-se temeroso em contrariar ou firmar posição, prefere ceder demasiadamente. Tal posicionamento gera prejuízo e insatisfação, comprometendo a continuidade das relações comerciais.
Ocorre o contrário da primeira. O negociador adota posturas inflexíveis e duras, que não dão alternativa à outra parte, forçando-a a uma concessão sem alternativa. Tal posicionamento costuma ser fatal para a continuidade das relações, pois a outra parte, vencida, procurará outros caminhos.
A mais adequada. Ambas as partes, após descobrirem mutuamente as necessidades de cada um, após exporem suas postulações e negociarem um acordo de interesse mútuo, chegam ao tão esperado “sim”. Estará garantida uma continuidade para o futuro.
Para finalizar: os principais indicativos de que uma negociação foi bem sucedida são: