Quem decide a compra?
6 de fevereiro de 2019
As empresas precisam de um novo tipo de líder!
6 de fevereiro de 2019
Quem decide a compra?
6 de fevereiro de 2019
As empresas precisam de um novo tipo de líder!
6 de fevereiro de 2019

Sergio Luiz de Jesus

Um dos valores mais em alta nos dias de hoje, tanto no aspecto profissional, quanto em termos de vida social, é a capacidade de comunicação.

Um profissional que se expresse com desenvoltura e que seja capaz de escrever com clareza e correção suas idéias, está muito à frente de outros com problemas nesta área.

Mas, por que alguns profissionais que se expressam tão bem no papel, acabam por se comprometer seriamente, quando precisam verbalizar suas idéias, pontos de vista e convicções?

Uma das razões mais comuns é a timidez, expressa em geral por uma sensação de grande embaraço ou insegurança diante de outras pessoas.

A timidez é uma trava, um freio. Segundo estudo recente, ela atinge mais de 20 milhões de brasileiros. Outra pesquisa aponta que os tímidos crescem menos na carreira, ganham em média 10% menos que os colegas extrovertidos e fazem os piores trabalhos (em muitos casos, por falta de coragem de reclamar).

Se você, leitor, convive com um quadro agudo de timidez (chamado de “fobia social”), saiba que a melhor alternativa é buscar ajuda especializada. Mas se você se considera tímido, sofre com isso e quer “dar a volta por cima”, considere nossas sugestões:

1- Aprenda a confiar em si mesmo! Em geral, o tímido se torna inseguro, pois teme o julgamento dos outros. Mas há tímidos extremamente competentes. O que falta, é uma dose de autoconfiança.

2- Estabeleça contatos e ligações com pessoas! Algo péssimo para o tímido é fechar-se, isolar-se. Quanto mais você for capaz de fazer amizades, de se comunicar com quem o deixa à vontade, melhor será para romper seus limites.

3- Aprenda a posicionar-se! O tímido, muitas vezes, teme dizer “não” por medo de expor-se. Mude de posicionamento. Mostre que tem convicções, que tem idéias próprias. E, se preciso, diga não a coisas que o contrariem.

4- Use seus pontos fortes! E crie uma imagem positiva através dos valores mais importantes que você tem. Os que o cercam vão valoriza-lo.

Como se vê, vencer a timidez não é impossível. Mas demanda uma nova atitude, um novo posicionamento.

A você que é tímido, permita-me uma sugestão: pare de jogar oportunidades de crescimento fora, tome uma atitude, mostre seu valor e vá adiante. A própria vida, bem como as pessoas que gostam sinceramente de você saberão reconhecer seus esforços de crescimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *